Basquete sub-12 de Jacareí é campeão sul-americano da Série Prata

Escutar áudio do texto

O time masculino de basquete sub-12 da Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí conquistou o título de campeão sul-americano de basquete da série Prata, ao derrotar a tradicional equipe do Corinthians por 46×27. A final do campeonato, que começou dia 16, foi realizada na quarta-feira (20), em Novo Hamburgo (RS).

Na estreia da primeira fase do campeonato, a equipe de Jacareí categoria sub 12 enfrentou uma grande equipe, o São Paulo. Os meninos sentiram o peso da estreia e perderam o jogo por 45×11. O time acabou sofrendo mais duas derrotas na primeira fase: Jacareí 39 X 47 Mello Dante (Mogi das Cruzes), Jacareí 21 X 53 Sociedade Thalia, de Curitiba.

No quarto e último jogo contra o Santa Cruz (Recife), o time venceu pelo placar de 35 a 29. “Foi um jogo equilibrado e a vitória deixou a equipe muito motivada para a para próxima fase”, comentou o  professor e técnico da Secretaria de Esportes e Recreação, Paulo Cezar Martins, o Jau.

Em quarto lugar em sua chave, o Jacareí não conseguiu a classificação para a série ouro, que permitiu apenas os três primeiros colocados, então a equipe foi para série Prata.

Na série Prata, Jacareí estreou contra a equipe de Sogipa (Porto Alegre) e venceu por 27 X 16. O segundo jogo contra Vizinhança (Brasília) Jacareí venceu com uma boa vantagem por 45 a 12. O próximo desafio foi contra a equipe de Santa Cruz novamente. Outro jogo muito difícil e outra vitória de Jacareí 44 a 32.

No último jogo, Jacareí enfrentou nada mais do que a tradicional equipe do Corinthians. De acordo com o técnico Jau, como o time adversário é formado por meninos muito altos, houve uma grande preocupação com a marcação. “Uma derrota poderia significar a perda do título da série Prata, mesmo depois das três vitórias nos três primeiros jogos”, comenta.

Entretanto, a equipe de Jacareí impôs seu jogo desde o começo da partida, abrindo logo no primeiro quarto 10 pontos. No segundo período, o time manteve-se firme na defesa e o ataque aumentou a vantagem. O mesmo ocorreu no terceiro tempo. O técnico Jau relata que ao final da partida a emoção tomou conta de todos: “Os atletas, treinadores e pais invadiram a quadra muito emocionados, gritando ‘é campeão’! Todos festejando a ótima campanha no campeonato depois de quase uma semana longe de casa”.

Ficha técnica – Equipe: Rafael Baroni Capucci Abdala, Miguel Emmanuel Monteiro da Silva, Felipe Chaves de Moraes Manfredine, Augusto Henrique Monteiro Siqueira, Pedro Henrique Monteiro Fortes, Hiago Henrique Silva Gonçalves, João Vitor Carvalho Bernardo, Estevão de Oliveira Damasceno, Victor Hugo Ferreira de Carvalho, Arthur Carvalho Siqueira, Lucas Gabriel Silva Gonçalves, Felipe Martins da Silva Santos, Davi Augusto da Silva.

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Divulgação)