Assistência Social inaugura Ludoteca no CREAS Centro

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Assistência Social de Jacareí, em parceria com o Instituto Sabin, inaugurou na última quinta-feira (26), uma ludoteca no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), na rua Dr. Pompílio Mercadante, 598, região central.

O espaço é composto por um conjunto de jogos e recursos pedagógicos e lúdicos voltados a potencializar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Todos estes recursos lúdicos e pedagógicos ajudam as vítimas a expressar sua visão e a interpretar o acontecido. Uma equipe de profissionais especializados (psicólogos, assistentes sociais) incentiva o manuseio dos objetos, de tal maneira que a vítima seja estimulada a contar o que passou.

Segundo a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, esse espaço será muito importante no processo de reabilitação dos usuários da casa. “Essa parceria confirma que estamos no caminho certo. Esperamos que essa inauguração auxilie os profissionais e usuários no processo de reabilitação”, explicou a secretária.

Ludotecas: Percebendo uma demanda bastante reprimida de espaços lúdicos voltados para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual (e outras violências) no Distrito Federal, foi criado em 2008 o Projeto Ludoteca, pelo Instituto Sabin. A intenção era proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública (de saúde, de justiça e de assistência social).

O projeto já inaugurou dezenas de ludotecas, fruto de quatro parcerias estratégicas com o Governo do Distrito Federal: Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e Polícia Civil (Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente). Mais recentemente o Instituto Sabin vem firmando parcerias com órgãos públicos municipais nas cidades onde o Sabin atua, visando a implantação de Ludotecas fora deste eixo.

Com a inauguração da Ludoteca em Jacareí, o projeto alcança a marca de 95 ludotecas já instaladas.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)