Alunos aprovam ‘Segunda sem Carne’ nas escolas de Jacareí

Arroz, feijão, salada e…. carne de soja! A iguaria passou a integrar o cardápio dos alunos que estudam nas escolas da rede municipal de Jacareí. E olha que agradou muito as crianças da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Silvio Silveira, no Jardim Santa Maria.

A ‘Segunda sem Carne’, projeto do governo do Estado de São Paulo foi implantado na rede municipal de ensino de Jacareí no início do ano letivo, em fevereiro, e tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma alimentação mais saudável e diversificada.   “Além de oferecer uma alimentação com qualidade, a Segunda sem Carne também tem caráter ambiental, pois integra o programa Município Verde e Azul do Governo do Estado, que incentiva as práticas ambientais”, explica o secretário adjunto de Governo, Wildson Mendes.

Para o sucesso da ‘Segunda sem Carne’, as nutricionistas passaram por uma capacitação específica. No mês que vem, será a vez das merendeiras da rede municipal participarem do curso que ampliará as opções de culinária nas escolas, incluindo no cardápio pratos como feijoada, escondidinho e macarrão a bolonhesa – tudo com carne de soja.

“A comida está uma delícia. Eu como tudo e limpo o prato todos os dias. Adorei essa carne diferente que tinha na merenda”, comenta o estudante Gabriel Victor de Jesus, 9 anos, que está na 4ª série do Ensino Fundamental.

A mesma opinião foi compartilhada pela amiga de classe, Beatriz Irene, também de 9 anos. “Eu adoro a comida da escola e nem notei que não é carne de verdade”, completa.

A diretora da EMEF Silvio Silveira, Ana Lúcia Santana Curado reforça que a ‘Segunda sem Carne’ tem agradado o paladar da criançada. “Já trabalhamos em sala de aula sobre a importância de uma alimentação saudável e a substituição dos alimentos e, por isso, esse projeto foi muito bem aceito por todos”, declara.

A ‘Segunda sem Carne’ acontece em todas as escolas municipais de Jacareí, uma segunda-feira por mês.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)