Agenda cultural de outubro traz espetáculos e programações variadas para o mês da criança

São mais de 50 atrações, que vão dos tradicionais ‘Sábado Musical’, no Pátio dos trilhos, até as exibições do Cineclube às quintas-feiras, além do Baile da Terceira Idade, as sextas-feiras, no Educamais São João.

Os espetáculos vêm com tudo, temos mais de cinco mil lugares para que a população possa aproveitar e se divertir em 12 de peças teatrais para todas as idades e públicos.

No dia 13, será a vez do espetáculo de palhaço: O casamento – Genésios CIA de Teatro, às 20h na Sala Mario Lago. Dia 19 acontece o espetáculo Infantil: A menina da Cabeça de Bola – Teatro da Neura (circulação 2018), às 15h na Biblioteca Municipal. Dia 21 às 16h, na Biblioteca Municipal, o espetáculo infantil: O Livro do Mundo Inteiro – Trupe Dunavô, parceria SESC São José dos Campos. Dia 27, às 15h, o espetáculo Infantil: Pescadora de Ilusão – Los Lobos Bobos (circulação 2018), na Sala Ariano Suassuna, no EducaMais Jacareí.

Dentre a programação, acontecem sessões de cinema repletas de novidades para as crianças, todas na Sala Mário Lago. No dia 14 (domingo) o filme é Operação Big Hero. Dia 20 (sábado), Procurando Dory. Dia 27 (sábado), Wall-E. Todas as sessões são abertas ao publico e gratuitas.

Para os amantes de música clássica, a Ópera ‘Romeu e Julieta’, de Charles Gounod, uma série de memoráveis duetos de amor entre os dois protagonistas acontecerá nos dias 13 e 14 (sábado e domingo) às 18h, no EducaMais Jacareí.

Os cinemas gratuitos continuam às quartas-feiras, às 14h no CÉU das Artes, no Parque Meia Lua. A ação é uma realização do Ponto MIS, um programa de difusão e formação audiovisual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo com atuação em todas as regiões do Estado de São Paulo em parceria com municípios.

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) traz duas exposições abertas ao público neste mês, com visitações de terças a sextas, das 9h às 16h e aos sábados das 10h às 16h: ‘Indústria, patrimônio e memória’ e ‘Tatuarte – A flor da pele’.

O artista plástico Guataçara Monteiro em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, Secretaria Municipal de Educação e Fibria apresentam a exposição ‘Trilhas de um Sonhador’ até o dia 26 de outubro no EducaMais Jacareí. Este projeto foi beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

A última edição de 2018 do ‘MPB nos Trilhos’ traz o Show de Peleco no dia 27, a partir das 18h, no Pátio dos Trilhos, com muita gastronomia, artesanato e música.

Já as tradicionais festas em comemoração ao Dia das Crianças acontecerão no dia 12 nos bairros: Jardim Pitoresco, das 10h às 12h; Jardim Panorama, das 12h às 18h; 1º de Maio, das 8h às 12h; Campo Grande, das 9h às 17h; Jardim Esperança, das 12h às 16h e Jardim das Indústrias, das 14h às 18h. No dia 14, a brincadeiras serão no bairro Bandeira Branca, das 13h às 18h e, no dia 20, no Rio Cumprido, das 13h às 17h.

Em outubro, o encontro do Coletivo Nandi será no domingo do dia 14, às 15h, no Prédio da Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy.

Por fim, a Fundação Cultural de Jacarehy dando continuidade ao programa de Economia Criativa para fomentar o empreendedorismo cultural e criativo de Jacareí e região, traz para outubro a capacitação de ‘Competências Colaborativas e Autoemprendedorismo’ em parceria com André Martinez, nos dias 19, 20 e 21. As inscrições serão disponibilizadas via plataforma on-line a na segunda quinzena do mês.

(Assessoria de Comunicação – FCJ)