Adolescentes do CRAS Oeste apresentam documentário sobre a prevenção ao suicídio

Escutar áudio do texto

Curta-metragem faz parte de evento em comemoração ao Dia do Adolescente e do Setembro Amarelo

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Oeste celebrou nesta terça-feira (25) o Dia do Adolescente e também, reforçou as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A unidade do Centro de Referência da Secretaria de Assistência Social preparou um evento na Sala Mário Lago em que foi apresentado um documentário produzido e dirigido pelos adolescentes que frequentam o CRAS. O curta-metragem abordou a temática preventiva do suicídio e passou uma mensagem de ajuda para o diagnóstico de depressão.

Foi uma descoberta atuar como ator. Fiquei emocionado em interpretar um tema delicado como esse. Quero seguir os estudos de teatro”, compartilhou Wendel Gabriel de Oliveira, 16 anos e frequentador do CRAS Oeste.

Todos os participantes receberam o troféu simbólico, onde foram premiados pela dedicação ao projeto. Depois, foi aberta uma roda de conversa com a psicóloga Patrícia Gariglio, especializada na temática da depressão e suicídio. Participaram também, profissionais atuantes dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Jacareí.

Nessa ação, unimos duas coisas: trabalhamos a prevenção ao suicídio do Setembro Amarelo, mas também mobilizamos os nossos adolescentes a produzirem o conhecimento dentro do território deles, com a missão de irem além”, reforçou a supervisora de unidade, Cassandra Maria Marquês.

Estavam presentes frequentadores de todas as unidades dos CRAS e dos CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), além de funcionários da Secretaria de Assistência Social.