Prefeitura realiza ‘9ª Conferência Municipal de Saúde’

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Saúde, está realizando a ‘9ª Conferência Municipal de Saúde’. Nesta quarta-feira (13), as atividades do evento acontecem no EducaMais Jacareí (Jardim Marcondes), das 8h às 17h.

Logo pela manhã, o prefeito Izaias Santana e a secretária de Saúde, Rosana Gravena, realizaram a abertura deste primeiro dia de conferência, que também contou com a presença do vice-prefeito, Edgard Sasaki, secretários municipais, vereadores e um público de, aproximadamente, 200 congressistas.

Na oportunidade, o prefeito Izaias Santana comentou sobre quais deveriam ser as responsabilidades dos governos Federal, Estadual e Municipal para se obter a plena organização e funcionamento do serviço público de saúde.

“A sociedade civil, os prestadores e a comunidade conseguiram construir neste país uma política de saúde justa, equânime e igualitária. Não vamos deixar que as corporações e que as visões míopes do que é o serviço público corrompam e destruam isto que é patrimônio do povo brasileiro”, concluiu.

Integrando as atividades da conferência, o assessor do gabinete da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, Clarisvan de Couto Gomes, ministrou uma palestra sobre o tema ‘Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)’.

Nesta quarta-feira (13), além de participar da palestra, os participantes da conferência irão debater temas de saúde e, ainda, participar de trabalhos em grupos.

CONFERÊNCIA – A ‘9ª Conferência Municipal de Saúde’ tem como objetivo debater o tema da ‘Conferência Nacional de Saúde’: Saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)’.

Outros temas que serão debatidos no decorrer no evento são:

  • Pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado para o SUS;
  • Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, bem como a universalidade, integralidade e equidade no SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais conforme previsto na constituição federal de 1988 e nas Leis 8.080 de 19/09/1990 e 8.142 de 28/12/1990;
  • Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS;
  • Aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização Estado, em especial as que incidem sobre a saúde;
  • Avaliar a situação da saúde, analisando as propostas à partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do plano municipal de saúde;
  • Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade

A conferência conta com 200 participantes divididos em quatro grupos de 33 pessoas e dois grupos de 34 pessoas, sendo sete propostas por grupo relacionadas ao tema discutido.

EVENTO – A abertura oficial do evento ocorreu na noite de terça-feira (12) na Câmara Municipal de Jacareí, com a palestra ‘Democracia e Saúde’ ministrada pela assessora técnica do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) de São Paulo, a Drª Aparecida Linhares Pimenta.

O primeiro dia de conferência contou com a palestra e atividades realizadas nesta quarta-feira (13), no EducaMais Jacareí.

O segundo dia de conferência acontece nesta quinta-feira (14), também no EducaMais Jacareí. Serão realizadas duas plenárias, das 8h às 10h e das 10h30 às 11h30 e, ainda, a escolha por seguimento dos delegados para a plenária regional, das 11h30 às 12h.