‘1º Festival de Cervejas’ atrai 5 mil ao Pátio dos Trilhos

O 1° Festival de Cervejas de Jacareí durou apenas dois dias, mas tempo suficiente para revelar a potencialidade do município para a produção artesanal da bebida. A procura surpreendeu os expositores que participaram do evento, realizado sábado (21) e domingo (22) no Pátio dos Trilhos e que reuniu mais de 5 mil pessoas.

O cervejeiro Wilson Moura, 36 anos, ficou satisfeito com o movimento. “Vendi mais do que o dobro do esperado. A cerveja artesanal é um produto diferenciado e vale apostar em novos apreciadores”, disse.  Moura, que iniciou os testes há um ano e meio para produzir a marca GilmourBeer de Jacareí, ressaltou ainda que o “sucesso do festival” reforça a vocação de Capital da Cerveja.  “Nós temos duas grandes cervejarias e agora o festival provou que Jacareí pode ser mesmo a terra da cerveja”.

A comerciante Lia Terezinha Galvão veio de Itupeva com a sua ‘Cerveja dos Deuses’ e pouco mais de uma hora para terminar o festival estava com os barris vazios. “Trouxemos seis sabores e todos saíram. Foi um dos melhores festivais que passamos”, enfatizou.

Claudio Rubens Franco, 55 anos, foi com a esposa Dayse Santos e alguns amigos para degustar os sabores da cerveja artesanal. “Gostamos muito, além de cerveja boa o ambiente bem agradável, tranquilo. Esse festival tem de ser todos os anos, pois é uma atração turística”, disse.

Acompanhada de amigos, a arte-finalista, Claudiane Ribeiro, 27 anos, veio da vizinha São José dos Campos para conferir o evento e também gostou: “Bem organizado, familiar e com preços atrativos”.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é potencializar a vocação da cidade como polo cervejeiro, já que abriga duas grandes indústrias do ramo, fomentando a produção artesanal, inclusive como atração turística. “O Festival veio ao encontro do programa Economia Criativa, promovido pela Fundação Cultural, cuja iniciativa é fomentar todo o empreendedorismo criativo, impulsionando a economia e o turismo”, comenta o presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Bruno Castro.

E foi o desejo de empreender que fez o técnico em química Jesse Moraes se unir a dois amigos para criar receitas de cervejas. “Começamos testando as receitas na panela e foi errando mais que acertando durante seis meses que chegamos ao sabor da cerveja, ‘Cream Ale’, o carro-chefe da nossa marca”, revela. A marca Cervejeiros Jacarehy já está presente em vários estabelecimentos da cidade e também pode ser encontrada numa rede de supermercados. Segundo ele, a Cervejeiros Jacarehy é feita por jacareienses e focada na divulgação da cidade. “Nossos rótulos trazem o Pátio dos Trilhos, um dos cartões postais da cidade”.

O Festival de Cervejas’ é uma realização da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fundação Cultural e com a organização da empresa XTRY Marketing Esportivo.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Luiz Cepinho/PMJ)