Viveiro Municipal recebe recuperação total da Prefeitura

O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seu Moura”, localizado em 600 mil metros quadrados de área verde no Campo Grande, está recebendo um tratamento especial de recuperação por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desde o início do ano. Já foram retirados 11 caminhões de entulho, madeiramento velho, ferragens e plásticos, que foram encaminhados para a Cooperativa de Reciclagem de Jacareí.

No momento o viveiro está fechado para visitação, até o término dos trabalhos de limpeza, com a retirada de todo tipo de lixo. O gerente do Viveiro Marcos Avlis explicou que foi encontrado muito material descartado pelas secretarias da prefeitura. “Foram mais de dez caçambas de tira entulho”, acrescentou.

Um cuidado importante que tivemos foi a devida separação e destinação do que poderia ser reciclado, servindo de exemplo para a população”, disse. O gerente implantou no local uma ferramenta utilizada nas indústrias chamada “5S”, onde cada “S” tem um significado em japonês, que traduzido para o português significa “D-OLHO”.

O primeiro passo, segundo o gerente, é o descarte, depois a organização geral do local, para poder receber os visitantes. Em seguida será feita a manutenção. Avlis reuniu seus 30 funcionários em uma força-tarefa, com várias frentes de trabalho. “Antes de abrir para o público precisamos dar segurança à população, principalmente idosos e crianças”, esclareceu, acrescentando que “a prefeitura tem que ser um exemplo, e nessa atitude de limpeza, esperamos despertar ainda mais os cuidados e a preocupação com nosso meio ambiente.”

Aqui neste espaço os invasores somos nós, pois trata-se do habitat de inúmeras aves e animais silvestres”, ressalta o ambientalista. Ele explica que estão sendo recuperadas as 12 nascentes e as quatro trilhas já existentes. O gerente tem como meta incluir uma trilha de aventura para abrir aos finais de semana.

O viveiro também abastece toda a arborização da cidade (escolas, unidades básicas de saúde, parques, praças centrais e bairros) e faz doação de plantas para os munícipes. A Secretaria de Meio Ambiente estará realizando um inventário de todas as mudas do local, e em breve retomará a produção de mudas de árvores.

Uma inovação para o funcionamento do viveiro é a implantação de projetos de interação da comunidade que reside no entorno, “para nos ajudar a cuidar do espaço”, informou Avlis. “Vamos também dar uma atenção especial, criando condições para que pessoas com deficiência também tenham acesso ao espaço e usufruam dos benefícios que a natureza oferece. Isso sim é inclusão”, ressaltou o ambientalista.

A recuperação do viveiro atende a determinação do prefeito Izaias Santana, que recentemente esteve no local. “Uma visita ao lugar mais bonito de Jacareí, que precisa ser resgatado e frequentado pela população”, afirmou o prefeito. O Viveiro Municipal fica na estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, no Campo Grande, a cinco minutos do centro.

(Marta Fernandes/PMJ  – Foto: Luiz Cepinho)