Viveiro ganha ipê amarelo com o encerramento do curso de jardinagem

O Viveiro Municipal “Seu Moura” ganhou um ipê amarelo Tabebuia Chrysotricha plantado pelos alunos do Curso de Capacitação Profissional em Jardinagem e Paisagismo do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho faz parte do projeto de conclusão do curso, encerrado no último sábado (16), com a entrega dos certificados para 22 formandos.

O curso de jardinagem é gratuito e tem como objetivo geral sensibilizar os alunos para os cuidados com a natureza e preservação de recursos naturais, trabalhando a educação ambiental através da jardinagem e do paisagismo, e ainda criar possibilidade de geração de renda para as pessoas interessadas neste tipo de prestação de serviços”.

O curso começou dia 5 de agosto e teve a duração de 16 sábados com aulas das 8 às 12 horas, com carga horária de 60 horas/aula. As teóricas foram ministradas no auditório do NEA e as práticas nas áreas do Viveiro Municipal ou em outros locais. Os alunos executaram o projeto prático no jardim do NEA, na entrada do Viveiro.

O curso tem também a proposta de oferecer aulas teóricas e práticas para aprendizado de implantação, manutenção e revitalização de jardins, hortas e pomares domésticos, qualificando a formação para inserção do grupo no mercado de trabalho.

Os alunos tiveram que frequentar 75% das aulas teóricas, práticas e visitas. As teóricas foram sobre aprendizado de implantação, manutenção e revitalização de jardins, hortas e pomares domésticos, qualificando a formação para inserção do grupo no mercado de trabalho. A engenheira agrônoma Luciana Roncon foi contratada pela prefeitura para ministrar o curso.

Mais um curso de jardinagem está previsto para 2018, mas sem data definida. O NEA – Núcleo de Educação Ambiental – fica no Viveiro Municipal, na rua Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande, tel. 3953-6822.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Divulgação)