Virada da Mobilidade tem experimento com motoristas de ônibus e palestras

Nesta quarta-feira (20), as ações da “Virada da Mobilidade” estão voltadas aos condutores de ônibus, segurança no trânsito e acessibilidade urbana. Dando continuidade às atividades da Prefeitura de Jacareí na Semana Nacional do Trânsito realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, os munícipes poderão participar de palestras e apresentação teatral na faixa de pedestre.

As apresentações teatrais, realizadas em parceria com os agentes de trânsito, ocorrem das 15h às 17h, nas faixas de pedestres do centro de Jacareí. O grupo de teatro Cia. do Farol executa intervenções cênicas com o propósito de alertar todos os usuários das vias sobre os perigos no trânsito.

As encenações são lúdicas e de curta duração para melhor assimilação do tema pelo público. Os espectadores percebem na cena situações cotidianas ocorridas no trânsito, levando-os a pensar e refletir sobre os direitos e deveres dos envolvidos: pedestre, motoristas, ciclistas e motociclistas.

Já as palestras serão ministradas às 19h, no auditório da Faculdade Anhanguera (rua Santa Catarina, 75), Vila Pinheiro. O palestrante Marcos Rogério Batista falará sobre acessibilidade urbana com o tema “Acidente de trânsito, um novo olhar”. Marcos é cadeirante, líder comunitário da Vila Garcia e presidente da Liga Municipal de Futebol e Instituto Girinos.

E na sequência, a arquiteta Maria Luiza Porto Mello apresentará a palestra “Mobiliário Urbano e Acessibilidade”. Ela é consultora do Ministério da Saúde para o desenvolvimento da rede SUS no Brasil na área de Ambiência e Saúde.

Na quinta-feira (21), às 10h, será realizada a vivência “Sentindo na Pele, no Pátio do Trilhos. O munícipe poderá colocar-se no lugar de quem possui algum tipo de deficiência e experimentar a vida do cadeirante e do deficiente visual.

A “Virada da Mobilidade” que faz parte da Semana Nacional do Trânsito de Jacareí segue até a próxima segunda-feira (25), com muitas ações para a construção de um trânsito mais seguro e humano em Jacareí.

Confira a programação completa aqui.

Experimento Social Condutores de ônibus da JTU (Jacareí Transporte Urbano), empresa responsável pelo transporte público de Jacareí, participaram hoje pela manhã do “Experimento Social: motoristas de ônibus experimentam a vida de ciclistas”.

Os motoristas puderam vivenciar a realidade do ciclista no trânsito da cidade com a percepção da condução do veículo sobre a lei que determina 1,50 metros de distância entre bicicleta e o ônibus.

Para Djalma Augusto da Silva, supervisor de tráfego da JTU e condutor de ônibus há 11 anos, a experiência foi muito válida. “É importante a gente sentir na pele a vivência do ciclista. Daqui para frente a atenção será redobrada e serei um multiplicador dessa vivência com a equipe de 178 motoristas da empresa”, explica o motorista.

O diretor de Trânsito da Prefeitura, Rodrigo Gonçalves Hoelzle, explica a importância de experimentos desse tipo. “A ação de hoje foi muito importante porque a grande maioria dos condutores não anda de bicicleta. Os motoristas que participaram do experimento puderam sentir na pele as dificuldades dos ciclistas nas vias urbanas. Eu como ciclista, tenho certeza que a vivência vai contribuir para um trânsito mais humano aqui em Jacareí”, explica o diretor.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)