Virada da Mobilidade promove simulado de acidente de trânsito e outras ações

O Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Jacareí por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana promovem na próxima segunda-feira (25), às 9h, um simulado de acidente de trânsito com vítimas. A ação será no km 99 da Rodovia Geraldo Scavone, próximo à avenida Elmira Martins Moreira e integra a “Virada da Mobilidade”, da Semana Nacional do Trânsito.

O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de um trânsito mais seguro e do cumprimento das regras de trânsito, como por exemplo, respeitar os limites de velocidade nas vias, utilizar o cinto de segurança, respeitar a faixa de pedestre e não dirigir falando ao celular.

O simulado vai envolver equipes de resgate e de apoio, como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) e Polícia Rodoviária Estadual, além de profissionais das secretarias de Mobilidade Urbana e Segurança e Defesa do Cidadão.

A Secretaria de Mobilidade Urbana tem realizado diversas ações de educação no trânsito desde o início do ano conseguindo reduzir em 70% dos acidentes com vítimas fatais.  Foram nove no primeiro semestre de 2017 contra 30 vítimas no mesmo período de 2016, de acordo com dados do Sistema de Informação Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga).

A “Virada da Mobilidade” segue até o dia 25 de setembro. Nessa quinta-feira, dia 21, aconteceram apresentações de Break Dance, do grupo One Way. A ideia foi incentivar a gentileza no trânsito por meio de placas com mensagens educativas nas faixas de pedestres do centro da cidade.

Apresentações teatrais também foram feitas nos bares da cidade e nos semáforos com a intenção de alertar os motoristas sobre os perigos em dirigir após ingerir bebida alcoólica e falar ao celular, colocando em risco a vida não apenas do motorista, mas dos passageiros do veículo e das pessoas à sua volta.

(Luciana Valadares/PMJ – FOTOS: Alex Brito/PMJ)