Vila Garcia e 22 de Abril disputam no domingo final do Jacarezão

Categorias de base também disputam título do municipal no Campo da Pedreira

Vila Garcia e 22 de Abril decidem no domingo (19), às 10h30, a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador “Jacarezão”, no Campo da Pedreira (Av. Dos Migrantes, no Parque Meia-Lua). Entrada gratuita.

Antes da final do Jacarezão, as equipes de futebol sub-13 da Secretaria de Esportes e Recreação disputam a final do 24º Campeonato Municipal de Categorias de Base, que começou há dois meses com atletas de 9 a 17 anos. Às 8h, Projeto Girinos X Projetos Paraíso disputam o 3º lugar. E às 9h, Esporte Internacional X Bora Bora decidem o título do campeonato de base.

O Vila Garcia espera quebrar o jejum de 14 anos em busca do sexto título no Jacarezão. “Nossa expectativa é muito grande, pois estamos esperando o título desde 2004”, diz o presidente do clube, Eduardo de Araújo, o Duda.

O time já disputou sete finais do Jacarezão e a conquista do primeiro título foi em 1998.

Já o 22 de Abril vai em busca do título inédito. O time, fundado em 2000, participa pela primeira vez de uma final do Jacarezão. O presidente do clube, Denison Rodrigo Nunes Marcelino, o Doda, revela que o time vem com “oito “reforços” cedidos pelo time Santa Isabel, campeão do Regional de Igaratá. Entre os reforços, está o jogador Amadeu Júnior, irmão do meia Everton Ribeiro, que joga no Flamengo.

Para acomodar o público, a Prefeitura montou uma arquibancada no Campo do Pedreira para 700 pessoas e disponibilizou serviços de infraestrutura por meio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Saúde e de Segurança e Defesa do Cidadão, além do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), além do apoio da Polícia Militar.

“Será uma festa para o futebol amador, que começa com a decisão do título entre as categorias de base e termina com a grande final do Jacarezão, que a cada ano vem melhorando e se fortalecendo como um dos principais eventos esportivos na cidade e região”, destaca o secretário de Esportes e Recreação, Marcelo Alexandre Bustamante Fortes.

Memória – O Jacarezão foi instituído em maio de 1989, quando foi oficializado por meio da Lei nº 2.608, na ocasião com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e organização e coordenação da Liga Municipal de Futebol de Jacareí.

Entretanto, o torneio tradicional da cidade ficou suspenso por 11 anos por conta de “pendências administrativas”, conforme explica o atual presidente Marcos Rogério Batista, mais conhecido como Ozires. “Houve um problema com prestação de contas de repasse de verbas entre 2006 e 2007. Por conta disso, o campeonato não pode ser realizado.”

No ano passado, houve a retomada do Jacarezão pela atual administração da Liga Municipal de Futebol Amador de Jacareí com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, e a Associação de Clubes de Jacareí.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)