Vigilância à Saúde promove ações descentralizadas para prevenção a dengue

Escutar áudio do texto

Com a chegada do verão e das pancadas de chuva, a Secretaria de Saúde está promovendo ações para evitar a proliferação de Aedis Aegypt, responsável pela transmissão de dengue, zica, chikungunya e febre amarela.

Pensando nisso, a Diretoria de Vigilância à Saúde distribuiu agentes de combate às endemias em Unidades de Saúde, de forma a territorializar o atendimento. “A partir desse processo, os agentes terão mais proximidade com a população daquele local e, a partir disso, mais abertura para visitar locais com potencial para proliferação do mosquito”, explicou o diretor da pasta, Ricardo Buchaul.

Além de visitas a borracharias, reciclagens e imóveis com grande fluxo de pessoas, as equipes seguem visitando as residências em quadras determinadas dentro do território.

Quando é notificado um caso suspeito, é delimitado um raio de 150 metros a partir do imóvel suspeito e é realizada educação sanitária com foco na eliminação de materiais que possam acumular água.

Este ano, até o dia 26 de outubro, foram notificados 26 casos de dengue no município. Durante o ano passado, foram 43 casos reportados de janeiro a dezembro.

Controle Biológico: Para realizar o controle biológico, a Diretoria de Vigilância à Saúde utiliza larvicidas para as formas imaturas (larvas), como último recurso nos recipientes de difícil remoção.

No caso de mosquitos adultos, é realizado bloqueio de nebulização nos imóveis inseridos no raio de 150 metros da residência do paciente com resultado confirmado.

Prevenção: Para se prevenir, o munícipe deve receber os agentes em seus imóveis para que possam orientá-los quanto às medidas de prevenção, uma vez que o número de recusas acaba comprometendo o resultado da ação.

Além disso, os munícipes devem providenciar periodicamente uma vistoria no próprio quintal, para se certificar que não haja nada acumulando água ou que possa vir a acumular, visto que a fêmea não deposita seus ovos diretamente na água, tais como calhas, pneus, ralos, pratos para vaso de planta, plantas aquáticas, bandeja de geladeira e reservatórios de água para consumo humano ou para reuso, devidamente vedados.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)