Vigilância à Saúde realiza operação para controle de pernilongos na cidade

Escutar áudio do texto

Após levantamento das regiões com maior infestação de pernilongos, a Vigilância à Saúde de Jacareí realizou diagnóstico dos principais locais e iniciou uma operação de controle do inseto na cidade.

Ricardo Buchaul, diretor de Vigilância à Saúde, explica que foram priorizadas as áreas que já permitem as ações de combate, como o Jardim Siesta, por exemplo, onde foi zerada a presença de larvas.

As ações, muitas vezes, dependem de aplicação de larvicida nos corpos d’água. Por essa razão as áreas precisam estar livres de vegetação espontânea que cresce naturalmente. A Secretaria de Infraestrutura é responsável por essa limpeza”, acrescentou.

Na operação, são realizadas as seguintes ações: aplicação de larvicida líquido em corpos d’água, aplicação de larvicida em pastilha em pequenas retenções de água, pulverização de inseticida em bueiros e nas galerias de águas pluviais, e pulverização inseticida em arbustos e vegetação próxima a corpos d’água onde os mosquitos se abrigam.

Demanda – O itinerário é programado em função da viabilidade de acesso, das condições locais e das ações que serão necessárias. Após o levantamento das solicitações e reclamações dos munícipes é realizada a vistoria das áreas para identificação dos focos e a avaliação das ações que devem ser adotadas em cada local. Depois são apontadas para a Secretaria de Infraestrutura as áreas que precisam de manutenção para a limpeza. A Vigilância à Saúde continuará com a operação nas próximas semanas.