Vereadores aprovam empréstimo da CAF para pacote de obras

“Hoje é um dia muito importante para Jacareí”, destaca o prefeito de Jacareí Izaias Santana. O motivo da comemoração é que todos os vereadores, por unanimidade, aprovaram na sessão de Câmara desta quarta-feira (14), o projeto de lei da prefeitura que autoriza a continuação do processo de contratação do empréstimo de 60 milhões de dólares (cerca de R$ 240 milhões) com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O prefeito explica que este é o quarto item importante do processo de financiamento para um pacote de obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí.  “Agora precisamos da autorização do Senado, que é quem controla as dívidas da União, e é a fiadora deste empréstimo. Com este financiamento nós vamos dar um salto de 12 anos no nosso desenvolvimento”, enfatizou.

O programa prevê oito obras viárias, entre elas a terceira ponte, a macrodrenagem do Córrego do Tanquinho, cinco ciclovias, e cinco novos parques. “É mais qualidade de vida para nossa cidade”, falou Izaias, que agradeceu os vereadores.

“Eles compreenderam a importância deste projeto e todos votaram favoráveis. Agora vamos pra Brasília para conseguir tornar realidade e melhorar a vida em Jacareí. Parabéns a todos e vamos firmes construindo a cidade que todos nós queremos”, ressaltou o prefeito.

A iniciativa tem como objetivo geral a melhoria da mobilidade e da infraestrutura urbana e a revitalização de áreas públicas, impulsionando o desenvolvimento econômico e socioambiental. A proposta tomou como base o Plano Diretor Municipal (em fase final de atualização), o Plano de Mobilidade Urbano (em desenvolvimento) e o Plano Integrado de Saneamento (em desenvolvimento).

O programa deverá beneficiar toda a população do município, estimada em 229.851 habitantes (IBGE, 2017).

Confira o pacote de obras do Programa:

8 obras viárias – 21,10 km de malha viária

Implantação do Eixo Avenida Malek Assad – Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco (terceira ponte – já em licitação)

Pavimentação da Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e interligação com o Parque Meia-Lua e novo acesso à Avenida Getúlio Vargas

Duplicação da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco

Implantação do Eixo Nilo Máximo – Euryale de Jesus Zerbini (José Theodoro ao Campo Grande)

Interligação da Rodovia Nilo Máximo – Rodovia Geraldo Scavone

Interligação da Avenida Davi Lino com a Avenida Málek Assad – Parque Meia-Lua

Remodelação do entroncamento da Avenida Adhemar de Barros – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino e Getúlio Vargas

Macrodrenagem do Córrego do Tanquinho – que beneficiará a região do Jardim Emília e Terras da Conceição, evitando enchentes. A ação atenderá o a uma reivindicação antiga dos moradores (já em licitação)

Expansão da Malha Cicloviária

Interligação de todas as regiões da cidade com o Parque da Cidade, passando pelos EducaMais pelos trechos Parque da Cidade/Parque Meia-Lua, Parque da Cidade/Lucas Nogueira Garcês, Parque da Cidade/Jardim do Vale, Parque da Cidade/Villa Branca, Orla Rio Paraíba/Jardim Emília, Orla Rio Paraíba/Morro do Cristo.

Formação de Parques

Revitalização da Orla do Rio Paraíba do Sul

Criação do Parque Linear do Rio Paraíba do Sul

Criação do Horto Florestal “Seo Moura”