Vale Merenda: 22,7 mil alunos da rede municipal de ensino de Jacareí recebem o benefício

Todos os alunos da rede municipal de ensino de Jacareí recebem o Vale Merenda, a partir desta segunda-feira (4 de maio). A iniciativa da Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, visa garantir o fornecimento de alimentos aos mais de 22,7 mil alunos da rede municipal, durante esta fase de isolamento social. O investimento mensal previsto é de cerca de R$ 1,5 milhão, com os alunos da rede pública municipal de ensino. Crianças matriculadas nas creches municipais e creches conveniadas com o município (berçário e maternal) recebem o valor de R$ 100 por mês, enquanto os alunos da Educação Infantil (Pré I e Pré II), da Educação Fundamental (1º ao 5º ano) e do EJA – Educação de Jovens e Adultos (1º ao 5º ano) recebem R$ 60 por mês, enquanto durar a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Esta primeira parcela, paga a partir desta segunda, contempla as famílias em que o responsável pelo aluno atualizou o CPF junto à Secretaria Municipal de Educação até o dia 28 de abril. Quem atualizou o cadastro de CPF entre o dia 29 de abril e estes primeiros dias do mês de maio, receberá o benefício até a próxima sexta-feira (8). Todos os cadastrados receberão.

Basta baixar o aplicativo PicPay nas lojas virtuais e validar a documentação. Importante ressaltar que é o responsável pelo aluno cadastrado na unidade escolar que deve baixar este aplicativo e validar os documentos, e que não há necessidade de se ter conta bancária para acessar o Vale Merenda. A Prefeitura criou um site específico para dúvidas sobre este benefício: https://www.jacarei.sp.gov.br/valemerenda/

Como baixar o aplicativo? – Para receber o ‘Vale Merenda’, o responsável pelo(s) aluno(s) deve baixar o aplicativo PicPay nas lojas virtuais Apple Store ou Google Play. Feito isso, para criar a conta, o responsável precisa informar seu nome completo, CPF, e-mail e número de telefone. Confira o passo a passo: baixe o PicPay na loja de aplicativos do seu celular; abra o app e toque em Cadastrar; informe seu nome e sobrenome e toque em Avançar; insira o seu DDD e o número do celular para receber o código de confirmação; informe seu e-mail e toque em Avançar; depois, confirme o seu CPF e data de nascimento; por último, escolha o seu nome de usuário e toque em Concluir. O próprio aplicativo auxilia o usuário neste passo a passo.

Validação de Documentos – Para validar os dados, o usuário deve ir no menu Ajustes e escolher a opção Validar Identidade. Para enviar as fotos dos documentos solicitados, siga as instruções a seguir: Selfie – é necessário que você esteja um ambiente bem iluminado, isso ajudará na qualidade da imagem. Caso a foto fique tremida, você pode repetir o processo quantas vezes achar necessário. Documento de identificação –  você pode enviar foto de seu RG, CNH ou passaporte.

Geralmente os documentos de identificação têm duas partes (uma com sua foto e outra com seus dados). Envie as duas. Posicione o documento sobre alguma superfície plana e bem iluminada e tire foto da frente e do verso do documento. Certifique-se de que as fotos (frente e verso) não estejam tremidas e que todos os seus dados apareçam na foto. Se quiser, você pode repetir o envio quantas vezes achar necessário.

Concluído este processo, o benefício do mês cairá em até 24 horas, automaticamente. O objetivo do auxílio é garantir o fornecimento de alimentos aos alunos durante o período de suspensão de aulas presenciais. A primeira parcela é referente ao mês de maio. Caso o usuário não receba o benefício, deve entrar em contato pelo botão de ‘ajuda’ do aplicativo, na opção ajustes, ou pelo e-mail [email protected].

Como faço para usar o benefício – Depois de ter validado seus documentos, você pode usar o saldo da carteira ou cadastrar um cartão de crédito para realizar um pagamento. Você deve tocar no botão verde “Pagar”, na página principal do aplicativo, e procurar o @nomedousuário da pessoa ou nome da loja que deseja pagar. Depois, basta digitar o valor, tocar novamente em “Pagar” e inserir sua senha ou digital. É possível retirar os valores do seu PicPay em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas ou transferir para sua conta bancária sem taxa adicional.

Como pagar um estabelecimento? Você pode usar uma das opções a seguir para pagar estabelecimentos: ler o QR Code (caso o local possua uma plaquinha com código de pagamento QR Code impresso, é só fazer a leitura com o seu aplicativo); procurar pela aba ‘Locais’ (para isso, toque no botão ‘Pagar’, selecione a aba ‘Locais’, encontre o estabelecimento ou digite o nome na busca. Lembre-se de ativar o seu GPS do seu celular); e maquininha de cartão (o estabelecimento não tem PicPay? Pague pela Cielo ou Getnet).

Tenho dúvidas – Todas as dúvidas sobre o Vale Merenda ou sobre o aplicativo PicPay podem ser tiradas dentro do próprio aplicativo, pelo site do aplicativo: https://ajuda.picpay.com/picpay/jacarei, ou pelo site do Vale Merenda: https://www.jacarei.sp.gov.br/valemerenda/.