Vacinação contra gripe termina na próxima sexta-feira (26)

Escutar áudio do texto

 

Na próxima sexta-feira (26), termina a campanha de vacinação contra a gripe em todo Brasil. Em Jacareí, quem faz parte do grupo prioritário pode procurar pela imunização das 8h às 16h30, em todas as Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade.

A dois dias do fim da campanha, já foram vacinadas em Jacareí 49.521 pessoas, que representam 76,2% do total. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% desse público.

Dos grupos prioritários, Jacareí superou apenas a meta de idosos vacinados e, até o último balanço, registrou 91% de imunizados. Em compensação, é preciso chamar a atenção para o baixo número de gestantes e crianças de seis meses a cinco anos de idade que não tomaram a vacina, atingindo apenas 48% e 44%, respectivamente, do total.

Ao tomar a vacina, a população não apenas se protege contra a gripe, mas evita e diminui os riscos de ter quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte, principalmente em quadros de pneumonia e doenças cardíacas, como também diminui as chances de propagar o vírus e infectar outras pessoas.

Grupos Prioritários – O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Prevenção – Além da vacinação para os grupos prioritários, é importante que a população tome atitudes que ajudem a prevenir a propagação do vírus, como lavar e higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

 

(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto-Divulgação)