Vacinação antirrábica para cães e gatos começa no sábado (3)

Escutar áudio do texto

Neste sábado (3), no período da manhã e da tarde, inicia-se a vacinação antirrábica para cães e gatos em Jacareí. As unidades móveis ofertarão a vacina das 8h às 12h e as unidades fixas das 13h às 17h. Essa etapa da campanha abrange a zona urbana da cidade.

A raiva é uma das doenças que mais preocupam os donos de cachorros e gatos. É uma doença fatal em 100% dos casos e tem como única forma de prevenção a imunização.

Nesta etapa, uma unidade móvel vai atingir os bairros do Porto Velho, Jardim São Gabriel, São Sebastião, Morro do Piolho e Chácaras Marília. Já para os bairros Jardim Panorama, Didinha, Vista Verde, Santa Cruz dos Lázaros, Terras de São João, Bandeira Branca, São Silvestre e Vila São João a cobertura será feita em escola e unidades de saúde. É possível conferir os locais exatos de vacinação através do link: https://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/2017-RV-postos-mês-de-junho.pdf

“Além de proteger os cães e gatos, a vacinação cria uma barreira de proteção também ao ser humano, que tem contato muito próximo com esses animais”, afirma Liede Braga, Médica Veterinária da Vigilância de Zoonoses de Jacareí.

A campanha acontece em várias datas durante o ano, de modo que abranja toda a cidade, tanto no perímetro urbano como na zona rural. A meta deste sábado é vacinar 950 animais na região abrangida. No ano passado, nas mesmas regiões, foram vacinados 884 animais.

Ao todo, no ano passado, durante todas as etapas de vacinação antirrábica, foram vacinados 15.065 animais. Desses, 12.731 eram cães e 2.434 gatos.

A vacina é aplicada em animais a partir de três meses e é recomendado que os donos levem os cachorros na coleira ou guia e os gatos na caixa de transporte.

Mais informações através do telefone 3955-9623.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Arquivo/PMJ)