Vacina contra a gripe em Jacareí continua apenas para os grupos prioritários

Escutar áudio do texto

Após o Ministério da Saúde ter anunciado na última sexta-feira (2), a liberação da vacina da gripe para toda população brasileira a partir desta segunda (5), o Estado de São Paulo decidiu manter a vacina apenas para os grupos prioritários, como já acontece em Jacareí, com foco em atingir a meta e alcançar 90% desse público.

A Secretaria do Estado de Saúde também afirmou, por meio de nota enviada ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) regional, que para uma eventual ampliação de públicos será preciso um envio extra de doses da vacina pelo Ministério da Saúde, que é responsável pela aquisição e distribuição da vacina aos estados, que, consequentemente, repassam aos municípios.

Até a última prévia, realizada no dia 25 de maio, já foram imunizados em Jacareí 56.972 pessoas, que representam 88% das 65 mil pessoas do público alvo na cidade.

Ao tomar a vacina, a população não apenas se protege contra a gripe, mas evita e diminui os riscos de ter quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte, principalmente em quadros de pneumonia e doenças cardíacas, como também diminui as chances de propagar o vírus e infectar outras pessoas.

A campanha prossegue até a próxima sexta-feira (9) e quem faz parte do grupo prioritário pode procurar pela imunização das 8h às 16h30, em todas as Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Jacareí.

Grupos Prioritários – O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que incluem adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

 (Guilherme Mendicelli/PMJ)