Unidades de saúde recebem ônibus com serviços de prevenção ao câncer e outros serviços de saúde

Escutar áudio do texto

Atento à importância de prevenção do câncer e diagnóstico precoce, Jacareí recebe nesta quinta (09), sexta (10) e sábado o Projeto Prevenir, que consiste em um ônibus do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) que oferece alguns serviços e orientações contra o câncer e outros cuidados com a Saúde.

As unidades atendidas serão a UMSF do Igarapés, abrangendo o próprio bairro, nesta quinta (09), no campo de futebol ao lado da unidade. O horário de atendimento é das 8h às 15h; e o bairro Veraneio Ijal, na sexta (10), ainda ligado ao território da UMSF do Igarapés, das 8h às 17h, próximo à igreja do bairro; no sábado (11), das 8h às 15h, a unidade móvel estará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cruz dos Lázaros.

O ônibus do projeto é equipado com um consultório para o atendimento do câncer bucal, de pele e mama, com a possiblidade de realizar avaliação bucal, higienização e orientações sobre câncer de boca. Enfermeiros também realizam orientações sobre câncer de mama, de pele e cuidados com a saúde.

Essas parcerias vêm para somar nossa luta de prevenção ao câncer, que é um trabalho que envolve múltiplos profissionais. Quanto mais parcerias, mais pessoas serão beneficiadas e a saúde de nossos munícipes mais fortalecida”, afirma Luciana Almeida, gerente de Atenção Básica.

O GAPC – O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer ajuda os portadores de câncer e suas famílias fornecendo medicamentos, próteses, cestas básicas, fraldas, perucas, suplementos alimentares, atendimento psicológico, fisioterapêutico, nutricional e terapias alternativas, além de palestras e cursos de orientação sobre recursos e direitos.

(Guilherme Mendicelli/PMJ )