UMSF São Silvestre volta a ter ambulância exclusiva após dez anos

Distrito atende cerca de 3 mil moradores por mês. Cerca de 75% dos moradores da região são pacientes SUS

Os cerca de 6 mil moradores que residem no distrito de São Silvestre têm o que comemorar. Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito de Jacareí, Izaias Santana esteve na Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) São Silvestre, para entregar uma ambulância que permanecerá no local para atendimento exclusivo dos usuários.

A ambulância custou R$ 156 mil e foi adquirida pela Prefeitura de Jacareí por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual, André do Prado (PR), no valor de R$ 100 mil, com contrapartida da administração de R$ 56 mil.

Além de André do Prado, a entrega da ambulância também foi acompanhada pelo deputado federal Marcio Alvino (PR), vereadores, funcionários da UMSF e moradores do distrito.

O prefeito Izaias Santana, afirmou que “a saúde é um grande desafio. Por isso essa integração entre as esferas municipais, estaduais e federais são tão importantes e vitais na melhoria constante da saúde. Independente de preferências políticas, temos que focar no melhor para nossa cidade”.

“Só quem atua na saúde sabe a importância de uma ambulância no tratamento médico. Essa é uma ação importante para alavancar ainda mais a saúde nessa região distante do centro”, explicou o deputado estadual André do Prado.

Também presente no evento, o deputado federal Marcio Alvino explicou que “é uma satisfação muito grande podermos auxiliar no processo de revitalização da saúde que o prefeito tem começado. É uma abertura importante que encontramos com o prefeito para fazermos melhorias tão importantes”.

A UMSF que atende aos moradores dos bairros Vila Garcia, Vila São João I e II, Vila São Simão, Jardim São Gabriel, Chácaras Marília e Jardim Boa Vista estava sem ambulância há cerca de dez anos. A região fica a 12 km do centro de Jacareí.

Nilza da Rocha, aposentada, mora em frente a unidade de saúde e afirma que com a chegada da ambulância “muda totalmente o tratamento no bairro. Estou sem palavras para descrever esse momento. É a realização de um sonho”.

No evento, a secretária de saúde Rosana Gravena comentou que o local teria sido a primeira unidade de saúde em que trabalhou, contando sobre a emoção de retornar com boas notícias. “É uma emoção muito grande para mim entregar essa ambulância, sobretudo para esse espaço. Que este seja mais um passo rumo a um atendimento mais digno e humano”, explicou.

Dados – A UMSF São Silvestre atende, em média, 3 mil moradores do distrito por mês. Outros 3.500 procedimentos são realizados por mês na unidade. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 75% dos moradores são pacientes SUS.

(Carolina Xavier/Victor Copola/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)