Tocando o Futuro 15 anos: Música para todas as idades

Conhecido por ensinar música às crianças, há dois anos o Projeto Tocando o Futuro deu um passo ousado e abriu inscrições para uma turma de adultos. A ideia, segundo o instrutor Carlos Silva, surgiu após a procura de alguns moradores adultos pelas aulas.

É o caso da dona de casa Elenyr Mourão da Silva, 51 anos. Ela é uma das alunas da turma de adultos do Tocando o Futuro.

Elenyr chegou ao projeto para tentar uma vaga para a filha Maria Fernanda, 6 anos, e comentou com um dos instrutores que tinha o sonho de “pelo menos sentar” em frente à bateria. Foi quando um dos instrutores lançou o desafio: “Pode não só sentar, mas tocar”.

Hoje além da bateria, ela também faz aula de violão. “Não falto um dia, a música faz muito bem pra gente”, comenta.

A empolgação de Elenyr com as aulas de música contagiou a sua irmã Maria Aparecida Morão, 58 anos, que frequenta as aulas de violino. Hoje enquanto mãe e tia se dedicam às aulas de bateria e violino, a pequena Maria Fernanda vai descobrindo a sonoridade da flauta.

O aposentado Álvaro Barbosa, 71 anos, que também integra a turma de adultos do Tocando o Futuro, confessa que no começo não foi nada fácil aprender a tocar violão. “Dá vontade de desanimar. Os dedos ficam machucados e as aulas teóricas são bem complicadas. É preciso persistência porque a gente não aprende a tocar no primeiro dia”, diz. Mas passados dois anos, ele reconhece que a experiência está valendo a pena. “A música faz muito bem para a mente. O pessoal aqui tem uma paciência muito grande e respeita o ritmo que cada aluno tem para aprender”, diz Barbosa que até já montou um grupo de música para animar a igreja que frequenta.

E finaliza: “Esse projeto é maravilhoso é uma oportunidade, não só para nós adultos, mas principalmente para as crianças aprenderem algo bom. Conheço criança de 9 anos que anda com revólver na cintura, quando poderia estar aqui tocando uma flauta ou violão”.

O Projeto – O Tocando o Futuro é uma iniciativa do Centro de Ações Preventivas “Semeadores da Paz”, da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão. Este mês, o projeto completa 15 anos. O objetivo é promover a cidadania por meio da inicialização musical. Atualmente, atende cerca de 100 alunos. O projeto tem a participação dos guardas civis municipais e instrutores do projeto, GCM José Carlos da Silva, GCM Marcel Gonzáles Silva, GCM Henrique Bortolato Neto.