Teatro Buzum “estaciona” no Parque da Cidade no dia 12

Escutar áudio do texto
No espetáculo “Máquinas”, os bonecos criados pelo BuZum! ensinam as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa ao representar uma história de amor que atravessa os tempos. Crédito: Cristina Reis/PMJ
No espetáculo “Máquinas”, os bonecos criados pelo BuZum! ensinam as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa ao representar uma história de amor que atravessa os tempos. Crédito: Cristina Reis/PMJ

No domingo (12), a Companhia de Teatro BuZum! estaciona dois de seus ônibus no Parque da Cidade, em Jacareí, para apresentar uma maratona de 12 sessões gratuitas dos espetáculos Máquinas e Energia. As apresentações começam às 11h e seguem até 17h. As crianças presentes no evento receberão um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças.

No espetáculo “Máquinas”, os bonecos criados pelo BuZum! ensinam as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa ao representar uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista inventa diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, percorrendo desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, de carro, até a invenção do foguete. A peça conta com trilha sonora original assinada por César Maluf.

Já o enredo de “Energia”, por sua vez, envolve uma criança que chega à sua casa após a escola e vai se divertir jogando videogame, enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina vivenciada diariamente por grande parcela da população. No decorrer dessas atividades surge uma nova amiga para a criança, a Energia, que vem mostrar o quanto suas atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.

“Energia” é o oitavo espetáculo do BuZum! (beneficiado pela Lei Rouanet com apoio da empresa CCR Nova Dutra) e mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que usamos para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

Tanto Máquinas quanto Energia foram criados por Beto Andreetta e Mari Gutierrez e têm
direção de Wanderley Piras.

Prêmio – Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.

(Secretaria de Comunicação Social)