Solenidade marca dispensa de reservistas

A Junta de Serviço Militar de Jacareí realizou na manhã desta sexta-feira (26), no EducaMais São João, a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega do CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) para 140 jovens, dispensados de prestar o Serviço Militar Obrigatório. O evento contou ainda com a presença do 1º Tenente Carlos Fernando de Oliveira, delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, do vice-prefeito Edgard Sasaki e do secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, que representou o prefeito Izaias Santana, entre outras autoridades.

Liliam Viviane Pereira foi convidada a fazer a entrega do certificado ao filho Carlos Eduardo Pereira Vieira, 18 anos, em ato simbólico, representando os familiares dos reservistas presentes na solenidade.

Segundo o Tenente Oliveira, a cerimônia evidencia que os jovens foram dispensados do Serviço Militar, mas também confirma que eles compõem a reserva das FFAA brasileiras. E com isso poderão ser convocados em casos de emergência.

“Temos um dos maiores países do mundo, com uma extensão territorial de 8,6 milhões de km², fazemos fronteira com 10 países da América do Sul, necessitamos de uma reserva que se faça a altura de tamanha responsabilidade”.

O secretário Domingues reforçou a importância da cidadania para os jovens em todas as áreas de atuação. “A partir de agora, além de estarem quites com o Serviço Militar, vocês têm o compromisso de serem melhores cidadãos, melhores filhos. Vocês não serão soldados, mas esse juramento de servir melhor à Pátria vale para tudo, na vida em comunidade, profissional e familiar”, destacou.

O agrupamento que participou da solenidade representa um conjunto de 2000 jovens alistados e que são dispensados anualmente por excesso de contingente. Segundo o 1º Tenente Oliveira, atualmente o Exército Brasileiro possui 2,5 milhões de homens na Reserva e outros 220 mil em atividade nas três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica): “É importante destacar que o Exército não atua somente em guerras, mas o trabalho também é feito em missões da ONU (Organização das Nações Unidas), situações de conflitos e salvamentos, além de ações sociais doação de sangue, campanha do agasalho entre outras”.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)