Simulado de grave acidente de trânsito encerra a “ Virada da Mobilidade”

A simulação de um grave acidente de trânsito com a colisão entre um veículo e uma moto, às 9h desta segunda-feira (25), impressionou motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas que passavam pela Rodovia Geraldo Scavone.

A intenção foi impactar e sensibilizar os usuários das vias sobre a importância de seguir as regras de trânsito, como usar o cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige e respeitar os limites de velocidade, além de destacar a função dos órgãos que prestam socorro após um acidente.

A ação foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Jacareí por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Participaram também do simulado, os agentes de trânsito da equipe de educação para o trânsito mais seguro, Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, com a Guarda Civil do município, Polícia Rodoviária Militar, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências).

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Jacareí, Tenente Eber explica a importância do simulado e do trabalho integrado entre os órgãos envolvidos. “É muito importante o apoio de todas as equipes auxiliando as ocorrências diariamente, e fazer essa ação aqui na Geraldo Scavone com certeza promove a conscientização das pessoas a respeitarem as regras de trânsito”.

“É impressionante presenciar um acidente como esse. Quando vi não imaginava que era um simulado, é tudo muito real e bem feito. Estão certíssimos em promover ações desse tipo. É preciso conscientizar as pessoas da importância de um trânsito mais seguro”, comenta o motociclista Inaldio Freitas, analista de sistemas.

O simulado do acidente encerrou as atividades da “Virada da Mobilidade” que fez parte da Semana Nacional de Trânsito. Durante o evento, o trecho do km 99 da rodovia foi interditado, garantindo a segurança dos motoristas e de quem participava da ação.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)