Seminário debate políticas públicas para os deficientes

Escutar áudio do texto

Debater os direitos das pessoas com deficiência e pensar em formas de inserí-los ainda mais na vida em sociedade. O seminário desta sexta-feira (16), na Sala Ariano Suassuna, reuniu autoridades, estudantes e especialistas na criação de políticas públicas ainda mais inclusivas.

Presentes no evento, o prefeito Izaias Santana, o secretário de Desenvolvimento Social do Estado Floriano Pesaro, a deputada estadual Celia Leão, presidente da Câmara Lucimar Ponciano, secretários e vereadores do município.

A abertura do evento contou com a apresentação “SER dEFICIENTE”, da palestrante e artista Ariadne Antico. Por meio de sua palhaça ‘Birita’, a artista contou, fazendo uso de bom humor, sua trajetória e história de superação. Inclusão é permitir o acesso”, comenta.

É muito importante que pensemos em políticas públicas e retirar os obstáculos que podem atrapalhar a dinâmica da cidade. Esse circuito mescla experiências de vida e conhecimento técnico, dessa mistura começaremos a avançar nessa temática tão importante para o município”, explicou o prefeito Izaias Santana.

A ‘Galera do Click’, formada por jovens com Síndrome de Down, fez a cobertura fotográfica de todo o seminário. A equipe é uma das atrações do circuito, que ficará fotografando todas as atrações no decorrer da tarde.

No decorrer do seminário, foram realizadas as palestras ‘A empregabilidade das pessoas com deficiência no município de Jacareí e entorno’, com a Dra Maria Lucia, a secretária Patricia Juliani falou sobre a Secretaria de Assistência Social, a deputado Celia Leão falou sobre sua história pessoal e o secretário Floriano Pesaro finalizou as apresentações.

O evento contou ainda com espaços reservados para deficientes e intérpretes de libras durante as apresentações.

Circuito de Superação e Arte: Nesta sexta-feira (16), o evento continua com diversas atrações, a partir das 8h30. A programação completa pode ser encontrada em www.jacarei.sp.gov.br.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)