Secretários falam sobre 6ª Conferência da Cidade a alunos da faculdade Anhanguera

A arquiteta Priscila Freitas, gerente de sistemas urbanos, fala aos universitários da Faculdade Anhanguera sobre a 6ª Conferência da Cidade (Foto: Valter Pereira/PMJ)

Os secretários Emerson Goulart (Desenvolvimento Econômico) e Valter Corbani (Planejamento) e a gerente de sistemas urbanos, Priscila Freitas, tiveram um encontro com estudantes universitários da Faculdade Anhanguera na noite de terça-feira (12), no auditório do campus de Jacareí. Foi uma reunião preparatória para a 6ª Conferência da Cidade, que será realizada dias 31 de maio e 1º de junho no auditório da Secretaria Municipal de Educação e que esse ano terá como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e como lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

Participaram do encontro na Anhanguera cerca de 100 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Logística, de Administração e de Engenharia Civil. O coordenador acadêmico da faculdade, Leandro Carneiro, também participou do encontro.

Na ocasião foi divulgado o link que já está disponível no site oficial da Prefeitura – www.jacarei.sp.gov.br/6-conferencia-cidade – e onde os interessados já podem fazer a inscrição para a conferência. O mesmo link disponibiliza também o texto que servirá de base para as discussões bem como outros textos, como o decreto de convocação, a cartilha de orientação e a portaria que institui a comissão preparatória da 6ª Conferência da Cidade. No link o interessado encontra ainda mais informações sobre a etapa estadual, que será entre 1º de novembro de 2016 e 31 de março de 2017, e a etapa nacional da conferência, que será de 5 a 9 de junho de 2017.

A arquiteta Priscila Freitas falou um pouco do histórico das conferências anteriores, da importância de se garantir a participação popular nas discussões e do assunto tema desse ano. Ela explicou que a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Jacareí é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. “O objetivo é fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano”, disse. “Atualmente a grande maioria da população vive nas áreas urbanas e desta forma a cidade como bem comum está no centro do debate”, completou. “Assim este debate busca a reflexão sobre a identidade, características, desafios e potencialidades da cidade de Jacareí para desenharmos em conjunto o caminho que queremos trilhar para o desenvolvimento urbano inclusivo e socialmente justo”, concluiu Priscila.

(Renato Isique/PMJ)