Secretaria de Mobilidade Urbana realiza audiência pública sobre Corredor de Cargas Pesadas

Na última terça-feira (9), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou, no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública sobre a implantação de um Corredor de Cargas Pesadas na cidade.

Na oportunidade, as pessoas puderam tirar dúvidas e sugerir melhorias no projeto apresentado, que tem por objetivo garantir e melhorar a fluidez do trânsito na cidade, além da preservação do pavimento das vias públicas.

A mesa foi composta pelo vice-prefeito Edgard Sasaki, representando o prefeito de Jacareí, Izaias Santana; pelo secretáriode Mobilidade Urbana, Edinho Guedes; pelo diretor de Transportes, Marcos Tadeu de Oliveira e pela gerente de Planejamento de Transportes, Danielli Villar, responsável pela apresentação do projeto.

O evento contou, ainda, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre vereadores, representantes de entidades emunícipes.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana foram realizadas dezenas de reuniões com os principais agentes envolvidos nas mudanças, tais como transportadoras, caminhoneiros autônomos, supermercados, comerciantes, entre outros.

A pasta informou que um estudo nas principais vias da cidade foi realizado e contabilizou, inclusive, o número de caminhões e as rotas realizadas, identificando que, muitas vezes, as vias do município são utilizadas para fuga do pedágio, prejudicando a fluidez do trânsito e causando danos à pavimentação pública.

Após o levantamento, a secretaria chegou a um número em que é possível saber quantos caminhões podem ser retirados da região central de Jacareí, reduzindo, consequentemente, o tráfego de veículos de cargas pesadas no município.

A Secretaria de Mobilidade Urbana ainda informa que o projeto deve ser concluído em até 90 dias e ressalta que pretende continuar o diálogo com outras entidades interessadas e que possam vir a contribuir com uma rota que beneficie a todos osmunícipes.

(Guilherme Mendicelli e Marcio Moura/PMJ)