Secretaria de Mobilidade Urbana promove Semana do Pedestre em Jacareí

Escutar áudio do texto

Ações educativas para pedestres vão até a próxima sexta-feira (05)

Com uma abordagem lúdica, a Semana do Pedestre acontece durante essa primeira semana de julho em Jacareí. As ações realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana têm a missão de conscientizar a população sobre o respeito e o uso correto das faixas de pedestres.

Até a próxima sexta-feira (05), serão realizadas intervenções teatrais nas principais faixas de pedestres da cidade, além de panfletagem e entrega de materiais educativos com foco na travessia responsável e segura.

Segundo dados estatísticos do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), mais de 11 mil pedestres são vitimas de acidentes de trânsito por ano no Brasil. Em Jacareí, foram registrados 74 atropelamentos de maio de 2018 até maio deste ano.

Dessa forma, as ações educativas também têm o objetivo de orientar os condutores e pedestres sobre a redução do índice de acidentes por atropelamento. As ações educativas da Semana do Pedestre acontecem para conscientizar tanto os pedestres quanto os motoristas sobre os deveres que devem ser respeitados. O motorista deve estar atento à travessia na faixa e o pedestre precisa deixar clara a intenção de atravessar, seguindo as normas de sinalização”, afirma Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana do município.

Semana do Pedestre vai contar também com a participação dos Agentes de Trânsito na orientação dos motoristas sobre dirigir em velocidade moderada, agindo com segurança e, dando passagem aos pedestres.

 “É importante lembrar que os pedestres e os condutores devem respeitar as normas de trânsito e sinalização. Buscamos por meio das ações educativas, consolidar a cultura de respeito e conscientizar toda a população sobre a redução de acidentes no trânsito”, reforça Jean José Almeida Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito.

Fernando Silva, morador do bairro Nova Jacareí, aprova as ações educativas. “Os pedestres precisam respeitar a faixa, mas é necessário que os condutores respeitem nossos direitos também. Essa conscientização é boa para relembrar valores que são esquecidos no cotidiano”, compartilha o operador.

Semana do Pedestre conta com a parceria das secretarias de Assistência Social e Saúde, Tiro de Guerra e Rota das Bandeiras. A programação completa pode ser conferida por aqui. 

Revitalização das faixas 

Ao longo do mês de julho, cerca de 30 faixas de pedestre serão revitalizadas em Jacareí. Serão colocadas luminárias nas faixas, tachões de sinalização e o símbolo da “mão” para orientar a travessia.

 Abordagem social

Integrando o trabalho socioeducativo da abordagem social, por meio da Secretaria de Assistência Social, durante a Semana do Pedestre serão entregues também os materiais informativos sobre os serviços destinados à população de rua. Os pedestres poderão entender melhor o trabalho da Abordagem Social, Centro POP e Casa de Passagem.

Dentro da Política Municipal de Assistência Social, ações como essas são importantes para levarmos aos munícipes as informações dos nossos serviços especializados para a população de rua em Jacareí”, ressalta a supervisora de unidade, Priscila Nunes.