Alunos do IFSP melhoram nota após ajuda da prefeitura com alimentação

Os alunos do curso integral de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Jacareí, começaram a ter notas médias melhores, depois que começaram a receber ajuda de custo/alimentação após a assinatura este ano de um acordo de cooperação técnico-educativo entre a unidade e a Prefeitura de Jacareí.

Este levantamento feito pelo próprio IFSP em um relatório de Desempenho Estudantil considerou as médias dos alunos das duas turmas no segundo e no terceiro bimestre do ano letivo nos períodos da manhã e da tarde. “Após análise prévia dos dados foi possível construir alguns gráficos que exemplificam o observado”, relata o diretor geral do Campus, Wagner Ferraz Castro, que é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Segundo o diretor, “podemos observar que os alunos do 1º ano do curso apresentaram uma melhora significativa nas médias se compararmos o 2º e 3º bimestre. Em ambos os casos, manhã e tarde, houve melhora nos rendimentos dos alunos. E podemos observar que após o almoço o rendimento foi ainda maior, comprovando a importância da ajuda no cotidiano acadêmico”, disse o diretor.

“Concluímos que o mesmo ocorreu com os alunos do 2º ano, pelo comparativo entre o desempenho acadêmico nos 2º e 3º bimestre, antes e após o almoço. É importante observar que para ambas as turmas estudadas, a maior evolução ou melhoria do rendimento escolar foi efetiva no período após o almoço”, destacou Wagner.

O professor continuou: “Podemos concluir, que para o primeiro momento, e sem sombra de dúvidas, houve uma evolução e melhora do rendimento dos alunos do curso integrado se compararmos o 2º e 3º Bimestre. E que esta melhora certamente está relacionada a possibilidade de uma melhor alimentação dos alunos, que só foi possível devido a sensibilidade e ajuda da Prefeitura Municipal de Jacareí.

(Marta Fernandes/PMJ –Fotos: Alex Brito/PMJ e Gráficos/Divulgação)