Secretaria de Meio Ambiente lança o projeto “Viver o Viveiro”

A Secretaria de Meio Ambiente lança no próximo domingo (25), das 8h às 16h, o projeto “Viver o Viveiro”, considerando que a maioria da população não conhece o Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura” (estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande).

A população tão pouco interage com o Viveiro, demonstrando sentimento de pertencimento e responsabilidade com o espaço. Será uma excelente oportunidade de realização de ações educativas no que tangem ao meio ambiente e à sustentabilidade”, destaca Ana Quina, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Confira a programação do “Viver o Viveiro” do dia 25:

8h às 9h20 – Trilha moderada para 30 participantes

9h30 às 10h30 – Yoga

8h às 16h – “Caixa Literária”

8h às 16h – Plantas Medicinais: usos e cultivo

8h às 16h – Jogos e Brincadeiras: badminton, dama, xadrez e dominó

9h às 11h – Intervenção Cultural “Se esta arte fosse minha” (LIC-Lei de Incentivo à Cultura)

10h30 às 12h- Dinâmicas e Vivências em Educação Ambiental

11h às 12h – Orientação “Correto Descarte de Resíduos”

14h às 15h – Trilha Leve para 30 participantes

14h30 às 15h30 – Oficina de Produção de Mudas

14h30h às 16h – Intervenção Cultural “Se esta arte fosse minha”

Para fazer a trilha é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. As inscrições podem ser feitas no início de cada atividade. A meta é que o projeto seja realizado sempre no último domingo do mês. A Secretaria de Meio Ambiente orienta ainda que no Viveiro, não é permitido o uso de churrasqueiras, som alto e o consumo de bebidas alcoólicas em nenhum espaço. Os alimentos a serem consumidos devem ser trazidos prontos e com mínimo de resíduos. Não é permitida a entrada de animais de qualquer porte.

Tradicional – O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura”, localizado em 600 mil metros quadrados de área verde no bairro Campo Grande, é um patrimônio natural na zona urbana de Jacareí. Foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007.

O Viveiro possui uma ampla e diversificada flora que abrange árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica. Abriga diversos animais, como lagartos, tatus, esquilos, cobras, tucanos, jacus, papagaios, aranhas, borboletas, louva-deus, dentre outros. Para além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço, um Casarão Centenário que foi uma fazenda de café, um Anfiteatro, Bambuzais, Composteira, Jardim de Plantas Medicinais, Estufa para produção de mudas medicinais que são doadas aos munícipes, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade, 5 nascentes perenes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul e algumas trilhas ecológicas, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer mais sobre a fauna e a flora local, além de ampliar e potencializar as sensações e percepções referentes à biodiversidade do lugar.

Dentro do Viveiro Municipal “Seo Moura” localiza e funciona a DSEA – Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental/ NEA que desenvolve diversas ações de sensibilização, conscientização e mobilização social com o intuito de promover a reflexão e a educação ambiental, bem como articular e tecer parcerias voltadas para estas atividades.

As ações realizadas pela DSEA/NEA são alinhadas à Política Nacional de Educação Ambiental e ao ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental, bem como a ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que serviram de embasamento e referência para o ProMEA – Programa Municipal de Educação Ambiental e à Política Municipal de Educação Ambiental – PMEA.

A iniciativa tem parceria com a Fundação Cultural e com as Secretarias de Educação e Esportes e Recreação.