Secretaria de Educação realiza capacitação de profissionais de merenda escolar em Jacareí

Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, cerca de 150 merendeiras da Rede Municipal de Ensino participaram de uma capacitação nutricional na Secretaria de Educação, oferecida pela ganhadora do processo de licitação da merenda escolar no município, SHA Comércio de Alimentos LTDA.

De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo é alinhar as novas diretrizes pertinentes à questão nutricional e compartilhar com as profissionais, todas as informações que garantirão a excelência do serviço prestado aos alunos da rede, garantindo a qualidade de vida e bem-estar dos alunos.

Iniciamos um novo contrato com diversos cardápios e propostas com uma mudança significativa que acarretará em bem-estar a todos os alunos. Essa capacitação veio para integrar todo um projeto de uma alimentação saudável nas escolas da Rede Municipal de Ensino”, enfatiza a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Para 2018, a Secretaria de Educação está desenvolvendo projetos, como por exemplo, a implantação de hortas nas escolas, informativos mensais sobre alimentação saudável e em parceria com a empresa ganhadora do processo licitatório, atividades de educação nutricional com os alunos e professores.

O novo menu foi inteiramente elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, seguindo todas as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e buscando a melhoria na qualidade da alimentação oferecida, qualificando as mercadorias e produtos.

Refeições – O cardápio inclui para o Berçário I: Desjejum + Colação + Almoço + Lanche + Jantar = 1 Cardápio; Berçário II e III, Maternal (Integral): Desjejum + Almoço + Lanche + Jantar = 1 Cardápio; Maternal (Parcial): Lanche + Almoço = 1 Cardápio; Acolhimento Adolescente: Desjejum + Almoço + Lanche + Jantar + Ceia = 1 Cardápio. Para a Educação Especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos), EMEI, EMEF (Parcial ou Integral), Refeição = 1 Refeição, Suco/Sobremesa e Lanche. Para os berçários I, II e II foram aumentadas as divisões etárias e paralelo a isso, a inclusão da suplementação alimentar.

Garantia da qualidade – Para que tudo seja oferecido em sua máxima qualidade, a pasta nomeou servidores que passarão pelas escolas fiscalizando a execução do serviço, garantindo que tudo saia como estabelecido em edital.

Melhorias – Dentre as melhorias no novo contrato firmado entre a Prefeitura de Jacareí e a empresa alimentícia estão: a troca de todos os fogões e geladeiras, além dos utensílios de cozinha, a troca de pratos plásticos por pratos de vidro temperado e incolor, o que garantirá maior higienização do utensílio, entrega de fichas técnicas às merendeiras com a tabela de valor nutricional dos alimentos ofertados às crianças, diariamente; cardápio diferenciado a cada dia da semana, entre outras adequações.

Um dos destaques do novo contrato está na diminuição da oferta de alimentos processados e frituras, nocivos à saúde. “Nos preocupamos também com a saúde física de nossas crianças e eliminamos tudo o que poderia trazer qualquer maléfico aos nossos pequenos”, destaca a secretária.

O novo contrato atende as escolas da rede pública municipal, entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação e, ainda, alimentação às pessoas atendidas nos acolhimentos e nas entidades conveniadas com a Secretaria de Assistência Social.

Abaixo você confere outras novidades da merenda escolar a partir de 2018 em todas as escolas da rede:

Cardápio descrito de modo mais detalhado e de fácil entendimento;

Substituição do leite de vaca por fórmula infantil para crianças menores de 1 ano;

Disponibilidade de cardápios vegetarianos nas dietas especiais e adesão à Campanha “Segunda sem carne”;

Exclusão de salsicha e empanados na alimentação;

Substituição da bebida láctea por iogurte;

Redução de alimentos industrializados;

Maior oferta de frutas, legumes e verduras;

Oferta de queijo no cardápio.

Compra de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)