Secretaria de Educação prepara protocolo de retorno às aulas presenciais em setembro, após anúncio do Governo do Estado

A Secretaria Municipal de Educação está preparando o protocolo de retorno às aulas presenciais. Conforme divulgado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, desde que validado pela área de saúde, a previsão de retorno é para o dia 8 de setembro.

Há um mês, a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí criou o GTPR (Grupo de Trabalho dos Protocolos de Retorno), envolvendo todos os segmentos de protocolos integrados de sanitização e pedagógicos, visando as especificidades de cada um dos equipamentos: creches, EMEIs, EMEIFs, EMEFs, EducaMais, Bibliotecas e a própria Secretaria.

Foram estudados protocolos de nove países, além de todos os materiais da Undime Nacional, Consed, e todos os parceiros do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, na parceria Suzano de Educação, num total de sete municípios. Prevendo as adequações necessárias a escolas e equipamentos, o estudo está sendo construído coletivamente com as equipes gestoras, professores e, na sequência, os pais – para validação da proposta pela Vigilância.

A Secretaria de Educação deve seguir as seguintes orientações dadas pela Secretaria Estadual de Educação sobre o rodízio dos alunos:

• Primeira fase: somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia.
  • Segunda fase: até 70% dos alunos poderão frequentar as escolas a cada dia.
  • Terceira fase: 100% dos alunos podem voltar às salas de aula, juntos.

O protocolo prevê como deve ocorrer o distanciamento:

• Estudantes, professores e funcionários devem manter distanciamento de 1,5 metro entre si.
  • Horários de entradas e saídas serão organizados para evitar aglomeração.
  • Continuam proibidos: feiras, palestras, seminários, competições e campeonatos esportivos, comemorações e assembleias.
  • Intervalos e recreios devem ser feitos sempre em revezamento de turmas, com horários alternados.
  • As atividades de Educação Física estão permitidas desde que se cumpra o distanciamento de 1,5 metro.
  • Recomendado que o ensino remoto continue em combinação com a volta gradual presencial.

Agosto – No mês de agosto serão realizadas, amplamente, todas as formações com professores, funcionários, alunos e pais, dentro das atividades pedagógicas propostas na aprendizagem remota, para que, coletivamente, possa se garantir total segurança a todos.

————-

Legenda: Alunos terão que fazer rodízio na volta às aulas