Saúde se aproxima da marca de 18 mil consultas oftalmológicas neste ano

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde registrou, de janeiro a outubro deste ano, 17.994 consultas oftalmológicas, 2.438 mapeamentos de retina e 1.795 procedimentos de catarata e facectomia.

Com esses números, a pasta reforça que diminuiu a espera por uma consulta para apenas dois meses, tempo esse considerado muito abaixo do encontrado no ano passado, quando a espera superava seis meses.

Esses resultados foram possíveis devido a um esforço do poder público nos mutirões aos finais de semana, que aconteceram três vezes no Serviço Integrado de Medicina (SIM), além de um mutirão de catarata no Hospital São Francisco, em junho deste ano.

No entanto, a secretaria reforça a importância do apoio da população em relação ao absenteísmo, uma vez que foram contabilizadas 2.979 faltas em consultas oftalmológicas, o que representa 16% do total, 390 faltas em mapeamentos de retina e 165 nos procedimentos de catarata e facectomia.

Absenteísmo – Em último levantamento, a Secretaria de Saúde registrou de janeiro a agosto deste ano, uma queda de aproximadamente 3% no absenteísmo (falta de pacientes nas consultas marcadas) pela Atenção Básica.

Das 154.923 consultas agendadas no período, 36.957 delas não foram realizadas devido a falta do paciente. Uma marca de aproximadamente, 24% do total. No mesmo período do ano passado, das 154.221 consultas marcadas, 113.536 foram realizadas, o que representa uma falta de 27% dos pacientes.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)