Saúde reforça vacinação de adolescentes contra o HPV, doença meningocócica C e Hepatite B

Escutar áudio do texto

As unidades de saúde de Jacareí (UBS e UMSF) intensificaram a imunização de adolescentes e pré-adolescentes contra o HPV (papilomavírus humano), Hepatite B e doença meningocócica C.

O foco nos jovens foi definido por esse público estar na fase e/ou início da vida sexual e, consequentemente, possuírem, maior vulnerabilidade às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como HPV e Hepatite B.

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) de Jacareí, das 8h às 16h30. A ação continua enquanto durarem os estoques recebidos para intensificação. Após isso, passam a ocorrer de acordo com o calendário padrão de vacinas. O município recebeu as doses conforme distribuição do Estado de São Paulo, que distribuiu entre os municípios do estado 758,6 mil doses.

A vacinação contra o HPV está disponível para meninas na faixa etária entre 9 e 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Entre o público feminino, a imunização auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero e vulva. Para meninos, a proteção é contra o câncer de pênis e ânus. A vacina previne ainda contra o câncer de boca, orofaringe e verrugas genitais para ambos os sexos. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de seis meses para a segunda, para ambos os sexos.

Neste ano, a vacina contra a doença meningocócica C também foi inclusa no calendário de vacinação, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que definiu como público-alvo meninos e meninas de 12 e 13 anos. A dose é única.

A Hepatite B, também prevista na intensificação contempla não somente adolescentes, mas todas as faixas etárias – desde menores de um ano até adultos acima dos 50 anos. O esquema vacinal é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda; a terceira deve ser aplicada após seis meses em relação à dose inicial.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo – Foto: Arquivo/PMJ)