Saúde promove ‘Dia D’ de vacinação para febre amarela

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde irá promover, no próximo sábado (29), um ‘Dia D’ para vacinação contra febre amarela, em quatro Unidades de Saúde do município.

Das 8h às 17h, nas Unidades do Parque Santo Antônio, Jardim das Indústrias, Cidade Salvador e Santa Cruz dos Lázaros, equipes da pasta estão imunizando a população. Para se imunizar é preciso levar um documento com foto, Cartão SUS e a carteira de vacinação (se ainda tiver).

Febre Amarela: Febre amarela é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos). Seus principais sintomas dessa enfermidade variam muito. Podem ser leves a ponto de serem confundidos com os de uma virose banal e regredir espontaneamente, ou podem evoluir para complicações graves e morte.

Febre com calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares muito fortes, cansaço, vômito e diarreia são sinais da doença que surgem de repente, em geral, de três a seis dias após a picada do inseto (período de incubação do vírus).

Icterícia progressiva, hemorragias, comprometimento dos rins (anúria), do fígado (hepatite e coma hepático), do pulmão, problemas cardíacos (miocardite) e encefalopatias (convulsões e delírios) são sintomas da doença, que podem levar à morte.