Saúde prepara servidores para implantar método 5s

Escutar áudio do texto

Para alcançar melhores resultados, é preciso melhores atitudes’.  É com este princípio e na busca de implantar uma nova cultura organizacional nos trabalhos da Secretaria de Saúde, que o Núcleo Crescer capacita servidores da pasta para implantação do método 5s.

5s é uma ferramenta de origem japonesa que consiste em cinco sensos simples que norteiam ações em setores de trabalho: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de bem-estar e senso de autodisciplina.

Esses sensos, ao serem aplicados, são capazes de organizar processos, definir procedimentos, organizar o local de trabalho, estimular a disciplina, gerar oportunidades de melhorias, reduzir o desperdício de recursos e aumentar toda a eficiência operacional do setor.

“Essa mudança virá das pessoas e atingirão as pessoas. Eles são a peça chave da transformação e desse novo modo de agir. Não só os servidores, na execução de seus trabalhos, como toda a população, que poderá desfrutar de melhores resultados e de uma resposta mais rápida da secretaria para suas demandas”, justifica Daniel Freitas, coordenador do Núcleo Crescer.

A servidora Sonia Maria Mazini, que é assistente técnica da secretaria, se mostrou otimista com as vantagens que a aplicação do método proporciona no dia a dia. “Os princípios norteadores desse método só contribuem com nossos trabalhos, principalmente no quesito organização do ambiente e dos processos. Tudo isso vai influenciar na melhoria da saúde do trabalhador”.

O treinamento está sendo feito por etapas e com diferentes setores da secretaria. Em cada etapa, um servidor será escolhido para fazer parte de uma comissão do 5s, que deverá se reunir periodicamente para discutir e avaliar como estão as mudanças e os resultados em cada área.

“Essa relação entre os representantes permite um intercâmbio de ideias entre os setores, estimulando que todos contribuam para uma secretaria mais organizada, eficiente e que ofereça serviços cada vez melhores à população”, afirma Paulo Rosa, diretor administrativo da Secretaria de Saúde.

A capacitação iniciou pelos servidores da sede da Secretaria de Saúde e depois atingirá os demais equipamentos de saúde espalhados pela cidade.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Cristina  Reis/PMJ)