‘Saúde Nota 10’ encaminha 52% das crianças do 1º ano da rede para atendimento médico

Na última semana (19 a 23 de junho), foram concluídos os trabalhos da ‘Saúde Nota 10’, projeto municipal que avalia a saúde de alunos do 1º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação.

Os trabalhos resultaram no encaminhamento de 1.346 crianças para atendimento médico, para examinar possíveis sintomas que possam comprometer o desempenho dos alunos no decorrer dos anos letivos. De 2.555 alunos previstos pelo programa, 438 faltaram.

O projeto foi dividido por estações temáticas de acordo com a especialidade que pretendia ser examinada em cada criança, dentre elas: Acuidade Visual, que encaminhou 69 alunos para consulta com um oftalmologista; Rastreamento fonoaudiológico, que resultou em 340 encaminhamentos para fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista; Avaliação Odontológica, com 731 alunos encaminhados para o dentista com sintomas de cáries e abscessos dentários; Dermatológica, que identificou sintomas e encaminhou 206 alunos para consulta, 72 com dermatologistas e 134 para pediatras.

Para Ana Maria Bortoletto, supervisora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e que foi responsável por supervisionar os trabalhos do ‘Saúde Nota 10’, “Quanto mais cedo é identificado os sintomas, mais cedo é possível iniciar um tratamento do problema, de modo que não atrapalhe a saúde das crianças no decorrer dos anos”.

Os profissionais também avaliaram cadernetas de vacinação e identificaram que 178 crianças estavam com as vacinas em atraso, além de terem ministrado às crianças 1997 doses de vermífugo. Os dados da estação de Índice de Massa Corporal (IMC) ainda estão sendo fechados para avaliar as melhores ações a serem desenvolvidas.
O programa é realizado pelas secretarias de Saúde e de Educação e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, responsável pelas atividades recreativas enquanto os alunos esperam para serem examinados.

(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto: Cristina Reis/PMJ)