Saúde Nota 10 começa nesta segunda-feira no EducaMais Jacareí

Foto13C_Saude Nota 10
A meta é atender as 2.547 crianças matriculadas no 1° ano da Rede Municipal de Ensino. Foto: Cristina Reis/PMJ

O Programa Saúde Nota 10 começa nesta segunda-feira (11) e será realizado até o dia 31 de maio. O programa tem como objetivo avaliar a saúde dos alunos do 1º ano da Rede Municipal de Ensino e esta será a terceira edição do Saúde Nota 10.

Neste ano, as crianças passarão por avaliações de Saúde Bucal, Dermatológica, Fonoaudiológica, Acuidade Visual, Tracoma (doença inflamatória causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que ataca os olhos) e receberão medicação contra verminose. A avaliação do índice de massa corpórea (IMC), que até o ano passado era feita no Programa Saúde Nota 10 será feita, em 2016, nas próprias escolas.

O Programa Saúde Nota 10 será realizado no EducaMais Jacareí e as crianças serão levadas até o local para a realização das avaliações. “É importante avaliar as crianças que estão iniciando a vida escolar sobre problemas que podem afetar o crescimento, o desenvolvimento pleno, o aprendizado e também ter consequências na vida adulta, como diabetes, obesidade e hipertensão, por exemplo”, afirma a diretora de Serviços de Saúde da Secretaria de Saúde de Jacareí, Lisbeth Lopes.

Segundo ela, o Programa Saúde Nota 10 segue as diretrizes do Ministério da Saúde e do Programa Saúde na Escola, que prevê a integração de políticas de Saúde e Educação.

Em 2016, a meta é atender as 2.547 crianças matriculadas no 1° ano da Rede Municipal de Ensino. No ano passado, foram atendidas 2.102 crianças, de um total de 2.400 matriculadas.

O Saúde Nota 10 será realizado em dois períodos – das 8h às 11h e das 13h às 16h – entre os dias 11 a 15 de abril, 25 e 29 de abril, 9 e 13 de maio e nos dias 30 e 31 de maio.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)