Saúde mantém serviços essenciais durante recesso de final de ano

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Saúde irá manter os serviços essenciais durante o recesso de final de ano (16 de dezembro a 3 de janeiro), visando atender a população sem prejuízos.

No caso das Unidades de Saúde, funcionarão as unidades do Jardim das Indústrias, Cidade Salvador, Parque Santo Antônio e Santa Cruz dos Lázaros, atendendo todos os pacientes, independente das suas áreas de abrangência e em todo o período de atendimento (das 7h às 19h, exceto vacinação, que é aplicada até às 17h).

Quanto aos curativos, estas mesmas unidades terão expedientes divididos nos dias 23, 26 e 30 de dezembro, além dos dias 02 e 03 de janeiro. A unidade do Jardim das Indústrias atenderá os moradores dos bairros Rio Comprido, Vila Zezé e Jardim das Indústrias. A unidade do Cidade Salvador atenderá os moradores dos bairros Santo Antônio da Boa Vista, Yolanda e Cidade Salvador. Já a unidade do Parque Santo Antônio irá atender os pacientes do Parque Brasil, Jardim do Vale e Parque Santo Antônio. Por fim, a Unidade do Santa Cruz dos Lázaros atenderá os moradores dos bairros Igarapés, São Silvestre Jardim Emilia, Esperança, Bandeira Branca, Imperial e Santa Cruz dos Lázaros.

Vale ressaltar que as quatro Unidades de Saúde realizarão os serviços de rotina para agendamento de exames de sua área de abrangência, conforme a necessidade e entrega de guias aos usuários. O Serviço Integrado de Medicina (SIM) estará aberto normalmente para atendimento.

Devido a este remanejamento não serão realizados, no período de 16 de dezembro a 3 de janeiro, atendimento domiciliar pela equipe de enfermagem (exceto em casos de emergência), agendamento de consultas, consultas médicas e enfermagem de rotina, coleta de exames de sangue, testes rápidos (exceto em gestantes), coleta de exames preventivos, atendimento com psicólogo e dentista, atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), entrega de guias em domicílio, pesagem do Bolsa Família e Entrega de Leite (do programa ‘Viva Leite’).

Por isso mesmo, todos os profissionais das Unidades de Saúde foram orientados a antecipar as consultas médicas e de enfermagem já agendadas, identificar os usuários que realizam exames de rotina, fornecendo material necessário para que o mesmo ou seu cuidador realize o curativo em domicílio, antecipar a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de gestantes conforme necessidade e idade gestacional, além de reorganizar todas as agendas, minimizando qualquer problema à população.

Além disso, os serviços da Vigilância à Saúde e transporte ambulatorial estarão trabalhando normalmente neste período.

Em caso de dúvidas e informações, o telefone da Secretaria de Saúde é (12) 3955-9600.