Saúde já tem 78% do estoque de medicamentos normalizados

Após iniciar o ano com o estoque da farmácia municipal quase zerado, a Secretaria de Saúde atingiu, nesta semana, 78% do estoque de medicamentos e entra na fase final para normalizar o fornecimento aos usuários.

Dos 22% ainda em falta, metade disso se deve por inadimplência dos fornecedores, que já foram advertidos e podem ser penalizados com multa se não atenderem o determinado em contrato. A outra metade, por sua vez, se deve a procedimentos internos de compra, realização de pregões em andamento e assinatura de contratos, e, por isso, deverá demorar mais alguns dias para sua normalização.

Sempre estivemos rigorosamente empenhados em solucionar os problemas mais urgentes da saúde. Não estamos fazendo mais que a nossa obrigação, que é colocar a casa em ordem e oferecer um serviço de qualidade para as pessoas”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

No início do ano, a Secretaria de Saúde recebeu a farmácia municipal com apenas 10% do estoque de medicamentos decorrente de dívidas deixadas pela gestão anterior, e, no mesmo mês, iniciou uma força-tarefa para negociá-las. Realizou o pagamento imediato da primeira parcela, que representou R$ 1,3 milhão, e programou as demais parcelas para os meses seguintes.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Divulgação/PMJ)