Saúde é destaque em qualidade nas ações de controle a tuberculose

Por cinco anos consecutivos, Jacareí tem sido premiada pelo desempenho no quesito ‘qualidade nas ações de controle de tuberculose’, concedida pelo Fórum Estadual da Tuberculose, promovida pelo Governo Estadual em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças do Centro de Vigilância Epidemiológica.

Este ano, Jacareí foi premiada pela cobertura que ultrapassa 90% em exames de tuberculose e HIV. O município mantém o registro de 50 casos novos por ano.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município possui 91% de cura nestes casos. As premiações dizem respeito a cuidados prestados aos pacientes que apresentam diagnóstico de tuberculose, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar, ainda, que são oferecidos cuidados descentralizados, seja por parte do Ambulatório de Infectologia ou pela Diretoria de Atenção Básica.

O tratamento varia entre seis meses e um ano, de acordo com a adesão dos pacientes. Além disso, o exame de escarro, responsável pela identificação do causador da doença, está disponível em toda a rede SUS (Serviço Único de Saúde) gratuitamente.

(Victor Copola/PMJ )