Saúde capacita servidores para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

A Secretaria de Saúde de Jacareí, com a preocupação de oferecer um atendimento qualificado e mais humano para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual no município, capacita servidores das unidades de saúde para atendimento a esse público.

Como ponto de partida, em outubro de 2016, através de decreto municipal, foi criado um fluxo de atendimento que instituiu no município um procedimento padrão para identificar e encaminhar esses casos de violência.

Além de apresentar as etapas do fluxo, a capacitação discute com os servidores temas como o que é a violência sexual, quais são os desdobramentos de atos abusivos, além de pontuar as consequências da violência sexual na vida de uma criança, de modo que facilite a identificação desses casos pelos profissionais e oriente a abordagem mais adequada com cada caso.

Dados da Diretoria de Vigilância à Saúde comprovam que a implantação do fluxo contribuiu para o aumento da identificação e, consequente, notificação de casos de violência sexual em crianças na cidade. Somente no primeiro semestre de 2017, houve um aumento de 20% dos casos comparados ao primeiro semestre de 2016, aumentando de 30 para 36 casos no mesmo período.

“Queremos um olhar atento de nossos profissionais sobre crianças e adolescentes que sofrem violência sexual, não só na identificação dos possíveis sintomas, como no atendimento direto a essas vítimas, de modo que o fluxograma otimizará esse processo e evitará a revitimização no decorrer dos cuidados”, afirma Marilis Cury, diretora de Serviços de Saúde de Jacareí.

O fluxograma foi elaborado por representantes de uma rede de proteção à criança e ao adolescente, de forma integrada, com representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Ministério Público, representado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Jacareí.

A capacitação é promovida pelo Núcleo Crescer, que desenvolve trabalho de desenvolvimento e capacitação na área da saúde da secretaria municipal, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Gerência de Especialidades da Secretaria de Saúde.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)