Saúde alcança 94,6% do estoque de medicamentos

Após iniciar o ano com apenas 10% do estoque de medicamentos da farmácia municipal, a Secretaria de Saúde de Jacareí alcançou, no início deste mês, 94,6% do seu estoque de medicamentos.

Os 5,4% de remédios restantes representam 17 tipos de medicamentos. Cinco deles estão em processos de licitação ou com a entrega atrasada por parte dos fornecedores, que estão sendo notificados e multados. Para os 12 tipos restantes foram realizadas compras diretas (no valor de até R$ 8 mil) e a entrega deve acontecer nas próximas semanas.

“Estamos focados em resolver os principais problemas da saúde de Jacareí, essa é e sempre foi a prioridade. Alcançar esse número nos deixa tranquilos de que os munícipes receberão os medicamentos que precisam, além de permitir direcionar o foco de nossos trabalhos em novas prioridades”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde.

Histórico – No início do ano, a farmácia estava com apenas 10% do estoque de medicamentos, devido a dívidas deixadas pela gestão anterior na ordem de R$ 3,2 mi, além de atrasos em processos de compras que resultaram na escassez dos medicamentos. Em janeiro, a Prefeitura renegociou as dívidas e iniciou imediatamente os procedimentos para realização de pregão e assinatura de contratos faltantes, o que possibilitou o reabastecimento. Devido aos esforços da Secretaria de Saúde, em março, o número de medicamentos em estoque já era de 78%.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)