Santa Casa realiza pré-operatórios do mutirão de cirurgias

Escutar áudio do texto

A Santa Casa de Jacareí, nas últimas semanas, tem agilizado os procedimentos do mutirão de cirurgias da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, que vai zerar a fila de espera para cirurgias pediátricas e de hérnia, além de reduzir a fila para Catarata e Vesícula.

Na última terça-feira (22), durante todo o dia, o hospital realizou mais de 60 atendimentos pré-operatórios para cirurgias pediátricas e 160 avaliações oftalmológicas para cirurgia de catarata. Além disso, os pacientes também estão realizando exames, como de sangue e cardiológico, para realizar os procedimentos cirúrgicos.

A aposentada Vicentina Leite de Siqueira operou a catarata de um dos olhos há oito meses e, agora, realizará a cirurgia da outra vista. “A cirurgia me ajuda muito no dia a dia, operando o outro olho vai me ajudar ainda mais. Não estou nem precisando usar óculos em algumas situações”.

A Santa Casa de Jacareí preparou um esquema especial para atender as demandas do mutirão. “Separamos e equipamos uma sala especialmente para as avaliações oftalmológicas, além de criar um fluxo separado do restante do hospital. Assim podemos dar comodidade para os pacientes do mutirão, assim como para os que estão utilizando algum serviço do hospital”, explica a superintendente da Santa Casa, Elisete Sgorlon.

Números – No total, foram contratados 2.614 procedimentos, o que incluem consultas pré e pós-cirúrgicas, além de procedimentos oftalmológicos específicos para cirurgia de catarata.

Essa etapa contemplará cirurgias de vesícula (179), hérnia (85), cirurgias de catarata (400) e cirurgias pediátricas (150), que incluem casos de fimose ou testículos que não estejam na zona escrotal.

As cirurgias estão previstas para serem realizadas nos fins de semana ou feriados para que não atrapalhe a agenda regular da Secretaria de Saúde.

As cirurgias pediátricas e de hérnia terão as filas zeradas. As cirurgias de vesícula, que hoje tem uma demanda reprimida de 259 pessoas, terão 70% da fila diminuída.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)