Santa Casa de Jacareí revê contrato e deve economizar mais de R$ 2,4 mi por ano

Na última quarta-feira (14), a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, que está sob intervenção da Prefeitura desde 2003, rescindiu o contrato com a empresa Unifarma Gestão e Solução Saúde LTDA, então responsável terceirizada pela gestão da farmácia do hospital. A partir de agora o serviço será feito diretamente pelo hospital e deve gerar R$ 2,4 mi de economia por ano (cerca de R$ 200 mil por mês). A rescisão teve como principal motivo o alto custo mensal que tinha o contrato, que prejudicava as finanças do hospital.

A transição, que foi programada, contou com a contratação de 18 funcionários para o setor (oito deles que já trabalhavam com a Unifarma), além da compra de um estoque de medicamentos que irá oferecer segurança no fornecimento do hospital e não irá prejudicar nenhum paciente.

Na média, a Santa Casa desembolsava cerca de R$ 500 mil mensais pelos serviços da terceirizada, divididos entre R$ 130 mil pela gestão administrativa e o restante com medicamentos.

Como o consumo de remédios é um gasto variável, que em cada mês pode ter uma necessidade diferente, com a gestão realizada diretamente pelo hospital o gasto mensal deve ser de R$ 235 mil, aproximadamente. Destes, 60 mil serão destinados para a área administrativa e 175 mil para a compra de medicamentos.

“A rescisão do contrato é um grande passo para que as finanças possam ‘respirar’. Vamos diminuir o comprometimento mensal em R$ 200 mil, o que permitirá maior equilíbrio financeiro e tranquilidade para focar em outras prioridades do hospital”, afirma Elisete Sgorlon, superintendente da Santa Casa.

Dívida – A Santa Casa de Misericórdia assinou contrato para receber os serviços da Unifarma em 2013, pelo superintendente da época, e o alto custo mensal de manutenção do contrato chegou a acumular dívidas ao longo desse tempo. No fim do ano passado, foi renegociada uma dívida da Santa Casa com a empresa referente a gastos de 2015 a 2016 no valor de, aproximadamente, R$ 1,8 mi.
Em 2017, a dívida com a empresa terceirizada já chegou a R$ 2,4 mi. O hospital está recebendo o apoio da administração municipal, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Finanças, para quitar as dívidas e equilibrar as finanças, permitindo que os recursos sejam investidos em melhorias no hospital, com foco no atendimento à população.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Arquivo)