Sábado (15) tem primeira etapa do Cata-Treco no Rio Comprido

A Operação Cata-Treco, da Secretaria de Meio Ambiente, estará atendendo o Rio Comprido a partir deste sábado (15). O recolhimento será dividido em duas etapas, sendo que a primeira, no dia 15, passará pelas ruas Rio Grande do Sul e Paraná até a viela Volta Redonda e rua Pernambuco, e a segunda, no dia 22, será nas demais ruas do bairro. A Secretaria de Meio Ambiente pede que a população do Rio Comprido descarte seu material nos dias certos.

A arrecadação do último sábado (08), foi de 1.980 toneladas. Durante o mês de março foram recolhidas 19.520 toneladas de material neste tipo de coleta. A Operação Cata-Treco é um serviço itinerante da Prefeitura de Jacareí que recolhe, nos bairros por onde passa, sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras além de material reciclável em geral (vidro, metal, papel e plástico).

O serviço não inclui remoção de entulho de construção civil nem restos de poda ou capina. Na véspera da operação são distribuídos panfletos pelo bairro a ser atendido, orientando os moradores a separar o material que quiserem descartar e deixá-lo na calçada, na frente de casa, já na noite anterior.

Nessas operações, cerca de 100% de todo material recolhido é reaproveitado pela Cooperativa Jacareí Recicla, que tem apoio da prefeitura. A operação Cata-Treco visa à saúde preventiva da população e à preservação do meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais impróprios, como áreas verdes, terrenos e córregos.

Além disso, o serviço contribui com a limpeza da cidade, ajuda os moradores a manterem suas casas limpas e evita também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

(Marta Fernandes/PMJ)