Sábado (08) tem a segunda etapa do Cata-Treco no Conjunto São Benedito

Escutar áudio do texto

O bairro Conjunto São Benedito recebe no próximo sábado (08), das 7 às 12 horas, a segunda etapa do Cata-Treco, entre a Av. Paulo Setúbal e Rua Alfredo Seda Lírio de Moraes. Na primeira fase, no último sábado (1º) a operação recolheu 6.200 quilos.

Confira os outros locais da programação da operação para o mês de julho: 15/7 – Pagador Andrade, Cepinho e Jardim do Marquês; 22/7 – Jd. Colônia, Jd. St. Antônio da Boa Vista, Condomínio Vista das Araucárias, Jd. Leblon; 29/7 – Jardim Paraiso (entre as ruas Pedro Gonçalves, João de Brito, José Jordão Mercadante, Montevidéu Zonzini).

A Operação Cata-Treco é um serviço itinerante de coleta de materiais especiais realizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A operação recolhe peças de grande volume que não são retiradas pela coleta do resíduo úmido (formado por materiais orgânicos como cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida e não recicláveis).

Todos os materiais recolhidos na Coleta Seletiva, no Cata-Treco e nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária), são levados para a Cooperativa de Reciclagem de Jacareí, proporcionando renda a todos os seus cooperados. No Cata-Treco são recolhidos pneus, móveis, colchões, geladeiras e outros eletrodomésticos, embalagens, roupas e sucatas em geral.

A Secretaria de Meio Ambiente informa ainda que entulho de construção, poda e capina não são considerados materiais especiais e, portanto, não são coletados. Na véspera da operação são distribuídos panfletos pelo bairro a ser atendido, orientando os moradores a separar o material que quiserem descartar e deixá-lo na calçada, na frente da casa, já na noite anterior.

A operação Cata-Treco visa à saúde preventiva da população e à preservação do meio ambiente, pois evita que objetos sejam descartados em locais impróprios, como áreas verdes, terrenos e córregos. O programa é realizado aos sábados, das 7h às 12h, sempre em um bairro diferente da cidade. Mais informações pelos telefones (12) 3955-9700 / 3961-3040.

(Marta Fernandes/PMJ- fotos arquivo/PMJ)