SAAE prorroga projeto ‘Conhecendo o ciclo do saneamento em defesa da água’

De 18 a 22 de março, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí realizou a 2ª edição do projeto ‘Conhecendo o Ciclo do Saneamento em Defesa da Água’, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Devido ao grande número de escolas, comunidades e empresas interessadas em participar do projeto, e também em comemoração ao aniversário de Jacareí, celebrado no dia 03 de abril, a autarquia irá estender o prazo do projeto até o dia 30 de abril.

Esse projeto tem como objetivo apresentar para as crianças e adultos o ciclo do saneamento no município, buscando conscientizá-las e motivá-las a serem defensores da água, o bem preciso da natureza e essencial à vida.

A visita inicia pela Estação de Captação de Água (ECA), com a história do rio Paraíba do Sul, como a água chega em Jacareí e como é captada. Em seguida, todos conhecem o processo de tratamento da água para consumo e por fim, conhecem o tratamento de esgoto, etapa final após utilização da mesma.

Ao encerramento de cada visita, os visitantes recebem materiais relacionados ao consumo consciente da água e uma muda de árvore, produzida no Viveiro Municipal, dentro do copo de água do SAAE reutilizado, com objetivo de incentivar práticas sustentáveis e de plantio, visando aumentar a produção de água na cidade, através das nascentes.

O passeio acontece de segunda a sexta, no período da manhã e da tarde, de forma lúdica e interativa, com a participação do mascote da autarquia, ‘Chuá – Defensor da Água’.

O projeto faz parte do programa de Interação e Educação sobre Saneamento do SAAE (IES), criado em 2017, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, escolas particulares, empresas e comunidades.

Na última semana participaram do projeto: EMEF Aristeu Turci – bairro Igarapés, EMEF Maria Luiza Vasques – bairro Rio Cumprido, EMEF Maria Thereza Ganssali – bairro Jardim Colônia, EMEF Maria Regina Cachuté – Parque Imperial, Colégio VEC – bairro Cidade Jardim, Colégio Adventista – bairro Jardim América, SIM (Serviço Integrado de Medicina) de Jacareí – bairro Jardim São José e a Fundação Casa – bairro Chácaras Reunidas Igarapés.

Tamanho interesse e participação de escolas, comunidades e empresas, por esse importante projeto de educação sobre saneamento do SAAE, demonstra que estamos no caminho certo, e isso é muito gratificante, destaca o presidente da autarquia, Nelson Prianti Junior.

As palestras e visitas podem ser agendadas por meio do telefone 3954-0304