SAAE Jacareí anuncia obras de saneamento na ordem de R$ 10 mi

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí dará início às obras de saneamento na ordem de R$ 10.351.931,21. O anúncio foi feito pelo prefeito Izaias Santana e pelo presidente da autarquia, Nelson Prianti Júnior durante evento realizado na tarde desta terça-feira (21), no auditório do Paço Municipal.

Seis obras estão sendo iniciadas com conclusão prevista para 2018. A complementação da rede coletora de esgoto e abastecimento de água no Jardim do Marquês, começará na próxima semana, com término previsto para janeiro de 2018. Essa obra beneficiará 315 moradores daquele bairro.

Na primeira quinzena de janeiro de 2018 começa a construção da Elevatória de Esgoto que atenderá os bairros Jardim Siesta, Jardim Jacinto e região. A obra visa reduzir os níveis de poluição hídrica causadas pelo lançamento de esgoto bruto no canal do Siesta e Rio Paraíba do Sul e com isso melhorar a qualidade de vida de 1.018 moradores, além de todo município. A conclusão da Elevatória está prevista para a primeira quinzena de julho do mesmo ano.

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Imperial e Jardim Pedramar, na avenida Nurimar Fazolari de Freitas, vai beneficiar 4.643 habitantes locais e todos os bairros no entorno do córrego Tanquinho. O início da obra está prevista para a segunda quinzena de abril e seu término previsto para setembro de 2018.

Todo o município e, principalmente os 914 habitantes do Jardim Paulistano serão beneficiados com a construção da Estação Elevatória e coletor de esgoto para eliminar o lançamento do esgoto gerado no bairro. A duração da obra será de um mês, com início na segunda quinzena de abril de 2018.

O Coletor Tronco Aliança vai ligar a Elevatória Aliança à Elevatória do Jardim das Oliveiras, eliminando o lançamento de esgoto nos afluentes do córrego do Turi e o mau cheiro das bocas de lobo, das redes de águas pluviais na região do Parque da Cidade. Essa obra vai beneficiar toda a região central e 4.943 moradores. A duração da obra é de um ano e seu início está previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2018.

Para reforçar o sistema de água da região oeste da cidade, será construída a adutora da Avenida Major Acácio Ferreira, trecho entre a Avenida Santos Dumont e a Ponte Nossa Senhora do Rosário. Essa obra vai favorecer 49.883 pessoas que residem nas proximidades. O início está previsto para a segunda quinzena de março de 2018 e conclusão para setembro do mesmo ano.

“Nossa meta é chegar a 100% do esgoto tratado e 100% da população abastecida com água potável. Para isso, estamos anunciando as seis primeiras obras as quais proporcionarão mais saúde e qualidade de vida à população através do saneamento”, enfatiza o prefeito Izaias Santana.

“Essas obras serão de grande importância e irão beneficiar toda a população de Jacareí. É muito gratificante para o SAAE todo esse trabalho que visa a universalização da água e do esgoto, melhorando assim a qualidade de vida de todos os jacareienses”, ressalta o presidente da autarquia.

Atualmente, 71% do esgoto do município já é tratado e continua sendo feito investimentos na construção de Estações de Tratamento de Esgoto para devolver aos nossos mananciais a água passível de tratamento. 99,78% da população de Jacareí tem acesso à agua potável.
(Assessoria de Imprensa/SAAE – Fotos: Alex Brito/PMJ)